Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de novembro de 2011

XICO XADREZ


Artigo do Jornal EXPRESSO.
Uma cidade que dá título de cidadania para "Peixe" e "Tomate",
esquece-se de grandes personalidades como foi Xico Xadrez. 


XICO XADREZ

Disciplina, paciência e lógica não são virtudes natas, nós as adquirimos e aprimoramos. O jogo de xadrez é uma das formas de treinarmos tudo isso, sendo assim, seu aprendizado deveria ser incentivado pelos pais e gestores da educação.
 
Uberaba perdeu há alguns meses um filho ilustre: Francisco José dos Santos Neto, o Xico Xadrez. Notável inteligência, persistência e bondade não lhe faltavam para praticar e ensinar a arte do tabuleiro. Dos bancos da Escola Estadual Castelo Branco, Francisco partiu para conquistar o mundo, seu trabalho pode ser reconhecido ao admirarmos sua enorme coleção de troféus e medalhas, porém o fruto mais relevante de Xico é a transformação que ele promoveu na mente de muitos jovens que desenvolveram suas capacidades e autoconfiança.
 
Aqueles que conheceram Xico Xadrez estão aguardando uma iniciativa de nossa câmara de vereadores. Seu nome merece ser eternizado em um logradouro público, de preferência uma praça onde se possa reunir para jogar xadrez e damas. Se o local for simples e acolhedor, melhor ainda, pois ali estarão refletidos sua alma e seu modo de viver.
 
Felizmente, apesar da inversão de valores vigentes em nosso país e cidade, ainda temos exemplo de quem dê um xeque-mate contra aqueles que usam suas habilidades para fins desprezíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário