Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Já posso sair?

Artigo deste fim de semana no Jornal EXPRESSO, acesse também o nosso link na postagem JORNAL EXPRESSO (30/10/2011) e leia o semanário na integra.

Já posso sair?


Em artigos anteriores, aqui no EXPRESSO, tratei de questões burocráticas que atrapalham a livre manifestação artística e cultural em Uberaba. É o que ocorreu quando impuseram às Folias de Reis a necessidade de alvará para sair à rua, que critiquei no artigo “Folia de Alvarás”, e da “Virada Cultural”, que a União dos Artistas Uberabenses busca realizar, pois este ano, correu risco de não conseguir a tal autorização.

A solução é fácil, ela está em Belo Horizonte, basta buscar. Na capital, o vereador Arnaldo Godoy, apresentou um projeto de lei, e este foi aprovado, simplificando a vida das pessoas e dos artistas. Os espaços públicos de B.H., agora estão liberados para os que quiserem fazer arte.

Sei que tal abertura intriga e leva a um questionamento: E o controle? E os abusos?

Ora, eu inverto a pergunta, um papel chamado alvará, tem a magia de garantir o comportamento correto e legal de pessoas? Será? Eu lhes garanto, que muitas festas regadas a drogas ilegais, possuem alvará para funcionar.

As manifestações de cultura e arte, devem ser livres, o que deve ser punido são as possíveis transgressões, que venham eventualmente ocorrer.

Com tanto alvará, tanta interferência, dá para imaginar que para amenizar o trânsito, qualquer dia desses instituam a obrigatoriedade do cidadão ligar para o governo e perguntar se pode sair de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário