Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

DESCONTROLE DESVAIRADO

O texto abaixo, foi retirado da coluna Falando Sério do Jornalista Wellington Cardoso Ramos, do Jornal da Manhã, de 14/11/2011:  

"Descontrole
Do descarte de medicamentos vencidos feito pela Secretaria de Saúde afloram alguns questionamentos. Um deles sobre os critérios adotados pelo Estado para a compra e o repasse de remédios às Prefeituras, já que a Secretaria de Saúde diz ter contatado cidades vizinhas para “desovar” medicamentos próximos do vencimento e todas se disseram abastecidas além do necessário. Dados divulgados no fim de semana pela Prefeitura revelam que, em Uberaba, são distribuídos mensalmente, aos usuários do sistema SUS, 4,6 milhões de unidades de remédios."

Vamos agora, aplicar a infalível matemática, para analisarmos as informações, que sabemos vieram oficialmente da turma da Prefeitura. Para ser mais preciso, a quantidade informada foi 4.614.428 de unidades.

Sabendo-se que Uberaba tem pouco menos que 300 mil habitantes, que muitos se encontram sadios, que entre os doentes tem os que compram os remédios na rede particular, eos que se tratam fora de Uberaba, suponhamos que uns 200 mil uberabenses recorram aos postinhos de saúde, pergunta-se: Quantas unidades de remédios cada um recebe em média?

Resposta: 23 unidades por habitante ao mês.

"Etâ povo doente!" 

Obs.: O conselheiro de saúde, Jurandir Ferreira, informou na Rádio 7 Colinas: o Estado envia os medicamentos conforme lista de solicitação da Prefeitura (epa!) e o Governo Federal manda dinheiro (oba!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário