Pesquisar este blog

sábado, 12 de novembro de 2011

Regra de três simples

 Trecho de reportagem do Jornal da Manhã de hoje 12/11/2011

"Já o prefeito assegurou que o montante vencido é “uma merreca” em relação ao que é distribuído pela população, tendo em vista que 99,73% dos medicamentos adquiridos foram destinados ao tratamento dos pacientes da rede municipal, enquanto apenas 0,27% sofreu perda do prazo de validade. “Este índice não deixa dúvidas. Prova a nossa eficiência. Pela quantidade de medicamentos que a gente compra, utilizando um termo chulo, é uma merreca o que está vencido”, assegurou. Em uma alusão a Chico Xavier, o prefeito ainda colocou que nem o médium saberia precisar a compra exata de medicamentos sem que houvesse algum tipo de perda. “Nem Chico Xavier, com ajuda divina, poderia acertar esta quantidade”"


Agora, recordemos nossa matemática básica:

Se a Prefeitura de Uberaba já deixou perder 5500 Kg de medicamentos,
e se o Prefeito afirma que essa quantia é apena 0,27% do que comprou,
Quantos quilos de remédios foram adquiridos?

0,27%----------5500Kg
100%----------  x         

Resultado:
2.037.037 Kg
 ou ainda, 157 caminhões de 13 toneladas, cheios de remédios, se é que cabe!
 

2 comentários:

  1. Tem outra conta que me intriga também.
    São 12.740 itens vencidos, dividios por 5.500kg cada item queimado peso 2,31kg. Esses medicamentos são muito pesados.

    Mas acho mesmo que a incineração será feita para dar fim a prova de uma compra de remédios já vencidos ou preste a vencer.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo Alexandre.
    Como sempre, com sua perspicácia você antecipa as coisas. Após a entrevista, pensei em ligar para você a fim de que essa matemática fosse feita. Meus parabéns.
    Outra coisa que não pode passar despercebida é sempre aquela alegação de que "quem nunca perdeu remédio em casa por prazo de validade vencido?". ´
    E tão incompetente que sempre vem com esse "hen hen hen"!. Ora, o medicamento que eventualmente descartamos é adquirido com nossos recursos, e não através de impostos imorais e escorchantes, de recolhimento obrigatório votado por nossos pseudos representantes e que deveria ser bem gerido por esse réu do mensalão.
    FM.

    ResponderExcluir