Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O TRÂNSITO E A TEIMA

Se nosso trânsito fosse um bolo de aniversário, eu diria que até agora, a Prefeitura está apenas lambendo o glacê.


Você já reparou que não encaram os problemas de frente, como o da rotatória da Exposição?


O trânsito e a teima


Quem acompanha notícias da cidade de São Paulo tem observado que a “cidade que não pode parar”, está agindo para que seu trânsito ande mais devagar. As vias de grande movimento que formam os chamados corredores, tiveram sua velocidade máxima permitida, reduzida de 70 para 60 Km/h, isto funciona como prevenção à ocorrência de acidentes e diminui a gravidade das consequências dos mesmos.

Para usar linguagem típica, digamos que Uberaba está no contra fluxo desta tendência. O número de atropelamentos, principalmente de idosos, está assustador, várias pessoas já morreram nos últimos meses, parte disto ocorre porque os administradores do nosso trânsito estão se preocupando muito com as máquinas e pouco com o Homem. O mais forte exemplo é a implantação (mal avaliada) de mão única em algumas vias, sem no entanto levar em conta a consequência imediata: carros e motos passam a correr mais, aumentando o risco aos pedestres e ciclistas.

Carecemos de um transporte que seja realmente coletivo, não temos estacionamentos públicos para bicicletas, nem ciclovias ou semáforos para pedestres e ainda falam em fechar mais ruas, sendo que deveríamos fazer o contrário.

Mas todo aquele que faz críticas, acaba ouvindo uma resposta de alguém que está se escondendo atrás da mesa do caríssimo Jaime Lerner: “Você está errado, e eu sempre estou certo!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário