Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de outubro de 2011

O Gás e os Gagás

Noticia de hoje, reportando que a Procuradoria Geral da União, questiona a legalidade da possível implantação do gasoduto em Uberaba, uma vez que a Gasmig não tem concessão para atuar em São Paulo é mais uma pedra no caminho.

Leia agora artigo divulgado a algumas semanas no EXPRESSO.

O Gás e os Gagás


Vai faltar gás natural para a indústria brasileira, a constatação é da Petrobrás, que tratou logo de fazer alguns cortes em seus planos. Uberaba foi atingida em cheio, e as promessas eleitorais de Dilma e Anastasia podem evaporar. Ele prometeu um gasoduto e ela uma fábrica de amônia e uréia, políticos locais estavam pegando carona na onda.

Este gás não é o dos bujões que utilizamos. O Brasil conta com duas fontes: a bacia de Santos e a importação da Bolívia, na primeira desperdiçamos boa parte do produto que sai junto com petróleo mas é inutilmente queimado ao invés de comercializado (em 2010, R$ 7,5 Bilhões arderam em chama nos poços), na segunda fornecedora contamos com preços que Lula gentilmente aumentou, rasgando contratos, para agradar o Evo Morales.

Primeiro “desprometeram” a produção de uréia no município, depois em ato recente o presidente da Petrobrás “amarrou” a fábrica de amônia no pé de uma tartaruga manca, mas garantiu que ela virá.

O gás no Brasil é o mais caro do mundo, subiu 266% nos últimos 6 anos, o que supostamente chegará a Uberaba, sairá da Bolívia, entrará em Corumbá, passará por Três Lagoas – MS e passeará em São Carlos – SP donde será desviado para cá. Para piorar, a Petrobrás já iniciou e prossegue normalmente a construção de uma unidade de amônia e uréia em Três Lagoas. Dá para acreditar em políticos?

2 comentários:

  1. Bom dia, Marcelo Alexandre.
    Achei muito interessante a sua enquete. Nem um pouco indutiva ou tendenciosa...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, você entendeu o espírito da coisa.

    ResponderExcluir