Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de outubro de 2011

O ÔNIBUS VOADOR

artigo publicado no jornal EXPRESSO, alertando a existência de falhas no caríssimo projeto de Jaime Lerner


O ÔNIBUS VOADOR


Gastamos, através da Prefeitura, cerca de R$ 700 mil pagando uma consultoria ao Sr. Jaime Lerner para o trânsito (mobilidade) de Uberaba. Entre as idéias genéricas oferecidas está a transformação da Av. Leopodino em corredor de ônibus. Ele disse, que é possível atender aos usuários com apenas 12 veículos que interligariam 2 terminais, um na entrada da Univerdecidade e o outro no Bairro de Lurdes/Manoel Mendes, eles teriam portas do lado esquerdo, transitariam em faixa exclusiva, parariam em 10 estações tubulares e passariam a cada 3 minutos. Muito bom para ser verdade!

Se assim fosse, um desses ônibus teria 36 minutos para completar o percurso que possui: 11 quilômetros, 17 semáforos, 6 trevos, 20 paradas. Sabemos ainda que a Leopodino é estreita do Mirante ao Uberabão, que é inevitável cruzá-la na maioria das rotas urbanas e que varias estações estão previstas para este trecho, reduzindo ainda mais a largura da via.

Imagine que tudo corra bem: 1 ônibus gastará cerca de 3 minutos para atender cada um dos 2 terminais (ele terá que pegar, deixar passageiros e virar), em cada uma das 20 paradas da ida e volta ficará um minuto, portanto terá comprometido 26 minutos e restarão outros 10 para transitar (parando e andando, parando e andando), o que implica em desenvolver uma velocidade MÉDIA de 66 Km/h. Estamos então diante de uma conclusão óbvia: alguém deve estar mentindo, ou existem ônibus voadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário