Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Presidentes e reis

 Artigo já publicado pelo Jornal EXPRESSO:

Presidentes e reis



Na antiguidade os reis mantinham o controle de seus súditos (povo) se dizendo escolhidos por Deus, utilizando brutalmente as armas, ostentando riquezas, construções megalomaníacas, coroas, carruagens, jardins, etc.


Evoluímos um pouco, criamos a república, na qual o dirigente é um presidente escolhido por votação, entretanto não abandonamos a velha cultura da ostentação do poder. Carros de luxo, faixas bordadas a ouro, grandes comitivas, tapetes vermelhos estendidos, roupas de gala, enfim toda a pompa e toda a glória.


Ghandi na Índia comandou uma nação com vestes e hábitos simples, os deputados Suecos ocupam apartamentos oficiais de no máximo 42 metros quadrados, com lavanderia coletiva. Estamos no caminho certo? As coisas têm que custar ou que funcionar?


Veja as construções industriais de megaempresas, elas primam pelo luxo ou pela funcionalidade!? Enquanto isso o Governo Mineiro resolveu fazer um “castelo administrativo”, do qual não questiono a necessidade e sim a suntuosidade.


O castelo do Aécio, a posse de Dilma, os passaportes dos “Lulas”, as férias de nosso ex-presidente em área militar, as cadeiras com encosto alto do Congresso Nacional, os carros dos Juizes de nossa máxima corte, tem algo em comum: ainda não estamos culturalmente preparados para uma República, temos resquícios do império e da escravidão.

2 comentários:

  1. Bom dia Marcelo. Parabéns pelo "Blog"! Concordo plenamente com suas colocações. Em se tratando de democracia, ainda estamos apenas ensaiando. Caminhamos em rítmo frouxo e lento rumo à democracia plena. Ao longo de milhares de anos evoluímos, mas continuamos presos a antigos conceitos. Haja paciência! Para você, meus cumprimentos. Abraços de Henrique Secundino.

    ResponderExcluir
  2. Caro Henrique, estas palavras de incentivo, vindas de um POETA, me dixam muito feliz,

    Obrigado

    ResponderExcluir