Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

ÁLCOOL PARA TODOS, LUCRO PARA POUCOS

Artigo a ser divulgado pelo Jornal EXPRESSO, neste Sábado:

ÁLCOOL PARA TODOS, LUCRO PARA POUCOS



Deixo bem claro: a culpa não é do fazendeiro ou roceiro que arrenda suas terras para as usinas de cana, sei que eles o fazem após tentativas e mais tentativas de lucrar, ou pelo menos sobreviver, produzindo carne, leite, grãos ou outros alimentos, mas o jogo é duro.

 
A Petrobrás tem o monopólio de combustíveis e distorce o mercado batizando a gasolina com álcool anidro, vendendo esta mistura embriagada a preços exorbitantes. Agindo assim, esta empresa do governo garante um mercado firme para as usinas, que por sinal estão dia a dia passando ao domínio de investidores estrangeiros.

 
Com esta política equivocada, o governo federal está sufocando a produção de alimentos para lucrar enchendo o tanque, queiramos ou não, dos automóveis. Os usineiros contam com linhas de crédito privilegiadas em relação aos produtores de qualquer alimento.

 
Existe um ciclo vicioso: o usineiro banca a campanha do candidato, ele assume e reza na cartilha dos senhores de engenho, mostrando que pouco ou nada mudou ao longo do tempo.

 
Nosso Prefeito quer mudar a lei que limita os canaviais no município, liberando 100% para a cana. A legislação em vigor pode até ser inócua (sem valor) pois isto não é de âmbito municipal, mas de qualquer forma serve para marcar posição, ou desmascarar intenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário