Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ELEFANTE BRANCO


ELEFANTE BRANCO

Gasolina é muito cara, assim como telefone já foi. Há alguns anos, telefonar era coisa para poucos, hoje tem mais casa com celular (fruto da concorrência adubada pela privatização), do que com ligação de esgoto (obrigação de empresa pública).


Collor, Itamar, Fernando Henrique e Lula (embora este último procure esconder) fizeram privatizações, justificadas principalmente pela dificuldade de administrar de forma enxuta e de investir quantias enormes na atualização das empresas estatais.


Em Uberaba temos o caso Fosfértil, era administrada politicamente, dava prejuízos (que sempre eram cobertos pelo governo com o dinheiro que o povo queria ver aplicado em outras prioridades) e não crescia. Tinha muito cacique para pouco índio, pagávamos salários exagerados, fora da realidade e mantínhamos uma pesada diretoria no Rio, Belo Horizonte. Privatizou, mudou! E para muito melhor!


A Vale, privatizada em 97, valia R$ 8 bilhões, lucrava 756 milhões e tinha 11 mil empregados, passou a ser bem administrada, hoje é avaliada em R$ 273 bilhões, lucra 10 bilhões e tem 40 mil funcionários. Imagine quanto não cresceram os impostos arrecadados, direta e indiretamente.

A pior empresa não é a privatizada, é a pública quando se torna cabide de empregos, é loteada por um partido e contribui para manter corruptos e mensaleiros. Vide os Correios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário