Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Projeto caixa 2


Entre as mancadas do Prefeito, cometidas após sua viagem de turismo (de negócios) à Europa, está a proposta de criar em cada imóvel uma caixa de água para conter enchentes.
Este artigo, foi divulgado, na época, pelo Jornal EXPRESSO. 

Projeto Caixa 2

A mais recente inspiração das autoridades da Prefeitura de Uberaba: exigir que os proprietários de imóveis coloquem uma segunda caixa d’água em suas casas, visando reter a chuva, com o intuito de combater enchentes.
Já existe lei municipal que determina situações em que parte dos terrenos seja mantida permeável (como jardins, por exemplo) atendendo esta finalidade.
Um reservatório por edificação implicará altos gastos, em certos casos serão necessárias novas calhas, tubulações e registros, além da aquisição de bombas e seus custos de manutenção e energia. Guardar água não tratada requer cuidados com ratos, insetos (mosquito da dengue e baratas), algas e bactérias.
Ao invés de obrigar, o prefeito deveria incentivar a colocação desta caixa 2 nas casas, oferecendo descontos a quem aderisse na conta do CODAU ou IPTU. Outra possibilidade seria implantar alguns “sumidouros” da água que chover sobre o terreno, montados com brita, pedras de mão e areia.
Imagine que por questões de espaço e economia vizinhos decidissem se associar a fim de construir um reservatório maior, para em coletividade solucionarem o problema de enchentes, e elegessem um representante para gerir tal empreendimento. Que tal se eles denominassem o reservatório de “piscinão” e o gerente de “prefeito”? Não será melhor fazer piscinões?

Nenhum comentário:

Postar um comentário