Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

CASTELO DESMORONADO

Artigo retirado do Jornal EXPRESSO

CASTELO DESMORONADO



Muitos pensam que a Caixa é capaz de realizar o sonho da casa própria, mas os moradores do Residencial Mont Castelo, no Fabrício, testemunham o contrário. Eles entraram na justiça, pois a Caixa financiou e está lhes cobrando por imóveis sem mínimas condições para morar. Casas inacabadas, sem infra estrutura (água, luz, asfalto...) foram entregues a esses mutuários, eles tiveram que socorrer as construções. Até a Prefeitura, de forma estranha, entrou no bolo, realizando serviços que seriam obrigação da construtora.

A Caixa pega dinheiro (FGTS) que pertence ao trabalhador, financia conjuntos habitacionais que não necessitam de licitação (concorrência), gera lucro para loteadoras, imobiliárias, construtoras, para si própria, etc., tudo isso incluído nas parcelas mensais dos endividados compradores.

Não bastasse isso esbanja propagandas em rede nacional, contando suas “proezas” e convocando para feirões de imóveis, muitos deles retomados de pessoas que viram seu sonho virar pesadelo.

Uma boa política habitacional passa pelo fomento de loteamentos de baixo custo, financiamento de materiais de construção, pesquisa e desenvolvimento tecnológico de sistemas de construção populares e livre concorrência. Pelo visto quem está sonhando agora sou eu, pois os governantes sequer cuidam de áreas de risco, a Caixa tem fiscalização insuficiente e as construtoras, muitas vezes, carecem de idoneidade e planejamento.

2 comentários:

  1. Deve ser por isso que CEF possui somente 12 vices-presidente. Adivinhe a qual partidos todos eles são filidos? PeTralhas.

    ResponderExcluir
  2. Caro Marimbondo,

    fiquei admirado com a existência desses 12 "ASPONES", assim não tem país que saia do buraco, é por coisas como estas que não conhecemos nenhum PeTista desempregado.

    Obrigado

    ResponderExcluir