Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Sem Ambiente

 Jornal EXPRESSO:

 Sem Ambiente


Quer fazer bem feito?! Então planeje!! Zelar do meio ambiente é muito mais que separar lixo ou poupar água, temos que lembrar que a população humana é grandiosa (quase 8 bilhões de pessoas), possui sua face consumista (temos uma só cabeça mas compramos uns vinte bonés) e há carências a serem atendidas (na Índia, cerca de 400 milhões não têm energia elétrica).

Toda e qualquer das nossas atividades causa impacto ambiental e dificilmente abriremos mão dos confortos da vida moderna, no entanto se continuarmos agindo de forma desordenada provocaremos catástrofes.

Nossa cidade sofreu uma chuva ácida no dia 29 de janeiro último, fazemos capina química em área urbana, derrubamos árvores (algumas vezes às escondidas) para plantar cana, fingimos que tratamos esgoto, não adequamos nosso uso e ocupação do solo urbano à realidade das enchentes e da seca, além de termos condenado o rio Uberaba à morte e estarmos executando rigorosamente a sentença.

Se necessitamos planejar, temos que estruturar adequadamente uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente e esta, desarmada de interesses escusos, deve atuar não através de tapa-buracos, mas sim como gestora de políticas de preservação e coordenação de atividades econômicas.

A ideia do progresso a qualquer custo está superada, os recursos naturais são finitos e o uso inadequado aniquilará as chances de preservação de uma importante espécie animal, a Espécie Humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário