Pesquisar este blog

sábado, 21 de janeiro de 2012

LENDAS URBANAS - LEITE

Do Jornal JUMBINHO

LENDAS URBANAS – LEITE



Existem crenças, tipicamente do meio urbano, que não perduram, não resistem, mesmo à singelas investigações. Basta raciocinarmos um pouco, ou fazermos perguntas simples a especialistas que algumas afirmativas da crendice popular caem em descrédito.

A Internet, esta ferramenta extremamente útil e produtiva para nossas vidas, também é utilizada por inescrupulosos, desinformados, e ignorantes. Sendo que os primeiros se divertem utilizando a rede de informática para aterrorizar os demais.

Uma informação errônea, que sabe lá onde surgiu, tomou conta do imaginário e das preocupações dos consumidores. É comum irmos ao supermercado e observarmos pessoas revirando a pilha de leite longa vida a fim de encontrar no fundo das caixas um número que, segundo a lenda urbana, indicaria quantas vezes aquele conteúdo da caixa teria sido “reciclado” após vencido e reposto no ponto de venda.

Está aí uma ideia que não resiste ao raciocínio lógico, pois: não há como “reciclar” leite, o processo de recolhimento, dispensa da embalagem anterior e reembalagem se existisse seria caríssimo, e se tal atrocidade contra o consumidor fosse possível você acha que o laticínio deixaria pista visíveis ou apagaria os rastros.

Analise agora, se você tivesse que lidar com tantos custos e riscos para esta atividade, que seria encarada como para lá de ilegal, não seria inúmeras vezes melhor liquidar o produto a vencer?

Mas, se não é verdade, se não reutilizam o leite, qual é o significado daqueles números, impressos tão metodicamente nas caixas?

Pense bem, um produto industrial, para chegar às suas mãos em perfeitas condições de uso, passa por um rigoroso controle de qualidade, e há organização e métodos para fazê-lo. Antes de falar do número da caixa de leite, quero remeter sua imaginação para a fabricação de um automóvel, tudo é controlado, número do chassis, do bloco do motor, do câmbio, etc. Tanto assim que sabem exatamente quais os veículos devem comparecer a um “recall” para consertos posteriores.

O número escrito nas caixas de leite, ou outras indicações encontradas em quaisquer outros produtos geralmente servem para indicar ao fabricante a origem do que pôs a venda. Se um produto começar a apresentar uma falha sistemática, no caso do leite pode ser caixas mais fracas, que descolem ou apresentem defeitos em medidas ou descoloram, através do número de controle, este mesmo que gerou o mito, o fabricante poderá dar manutenção em determinado equipamento, identificar os funcionários responsáveis etc.

Espero que, após ler este texto, você preocupe com a data de validade, condições de armazenamento e outros fatores realmente relevantes à boa qualidade do leite longa vida, e que ajude a desmentir esta lenda urbana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário