Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de maio de 2012

Águas do Boa Vista


Águas do Boa Vista

A estação de tratamento da água de Uberaba é situada na Av. Elias Cruvinel esquina com R. João Pinheiro. Mas neste artigo tratarei do contrário: os maus tratos que são cometidos contra a água em nosso bairro.
 
Os problemas não são culpa dos moradores, e sim dos órgãos públicos, como veremos.
 
Em primeiro lugar vamos lembrar a existência de um córrego, o Água Santa, que corre canalizado sob a Av. Maria Machado Santos. Este curso d’água recebe as enxurradas de uma extensa área, que vai desde a Elias Cruvinel ao conjunto morada do sol, sem esquecermos a Vila Araxá e o Conjunto Boa vista.
 
O Água Santa é afluente do Rio Uberaba e desagua antes da estação de capitação do Codau, portanto sua água contribui para o abastecimento de Uberaba.
 
Eis aí o problema: com a prestação de serviços do Codau, sucateada como está, ocorrem inúmeros entupimentos em redes de esgoto, estas, por sua vez transbordam nas sarjetas, encontrando o caminho que acaba levando os detritos ao córrego. O lixo espalhado pelas ruas desta parte do bairro também segue este caminho.
 
Em segundo lugar vamos abordar a Pedreira de Léa, local ao lado de uma nascente que também vai para o Rio Uberaba, e que está sendo usada pela Prefeitura como área de descarte do lixo de caçambas.
 
Entulho de obras, materiais que contém amianto, zinco e metais pesados como os contidos em lâmpadas, animais mortos, matérias orgânicas como árvores e madeiras de demolição, tudo isso, é jogado a poucos metros da água corrente, formando uma lagoa de chorume, que através do lençol d’água ou da ação da chuva acaba contaminando nossa água capitada.
 
Este artigo é um alerta para que cuidemos melhor de nosso meio ambiente, seja em nossos hábitos diários ou até no momento de escolhermos nossos governantes e legislativo, exigindo que eles tenham compromisso de corrigir as falhas que apontarmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário