Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

LENDAS URBANAS - ITAIPU

Este artigo, a exemplo do anterior, tem por finalidade desmantelar uma mentira que corre boca a boca. Milhões de pessoas acreditam que há homens enterrados no concreto que compõe a usina de Itaipu.
A barragem de Itaipu é uma das maravilhas da modernidade, um orgulho binacional de Paraguai e Brasil, ela possibilita a maior geração hidrelétrica do mundo. A usina custou 20 bilhões de dólares, chegou a 30 mil trabalhadores simultâneos no auge de sua construção e consumiu 15 vezes mais concreto que o túnel do canal da mancha (entre França e Inglaterra), perfazendo um total de 12 milhões de metros cúbicos.
Com tanta gente trabalhando, em décadas (1970 e 1980) nas quais se aplicava menor previsão de acidentes de trabalho e contando com tecnologia e maquinário inferior aos atuais, muitas mortes ocorriam no canteiro de obras.
Um perfeita conjunção de fatores para criar e expandir a lenda que “há inúmeros corpos enterrados no concreto da barragem de Itaipu”. É fácil acreditar na falácia que mediante à pressa, em desvalor ao ser humano, aqueles que caíam eram concretados pois a obra não teria como parar. Tremenda bobagem, enorme mentira!
Para lhes provar que a crença não sucede, vou recorrer a uma fábrica de gelo. Para os leigos pode soar estranho, mas no canteiro de obras de Itaipu ocorria a fabricação deste material para adicioná-lo ao concreto.
Acontece que o cimento (indispensável) reage, ou seja, endurece, ao entrar em contato com a água, nesta reação química, que libera boas quantidades de calor, o concreto se expande e em seguida, devido ao esfriamento retrai, deixando micro bolhas que acabam comprometendo o resultado final de uma obra.
Em uma comparação grosseira, porém didática, é como os furinhos de um queijo mineiro ou as bolhas de ar de um bolo.
A atitude de misturar gelo na produção, tem como finalidade que o calor expelido pelo cimento tenha seu efeito minorado, diminuindo em muito a presença de bolhas na massa endurecida, o que reforça o concreto e eleva a qualidade final da barragem.
Se micro bolhas eram indesejáveis, imagine a presença de cadáveres! As mortes ocorriam sim, foram pelo menos 132, a maioria por acidentes e algumas por suicídio. Quando se dava a tragédia, paravam a concretagem, retiravam o corpo, mesmo sob grande dificuldade, e aí sim, prosseguiam.
15% da demanda do Brasil, quase toda a do Paraguai, um projeto audacioso, indispensável ao modo de vida que levamos, sua grandiosidade atrai mais de 500 mil visitantes por ano.
Se Itaipu nos remete a essa falsa lenda que aqui desmentimos, por outro lado nos trás lembrança de um Brasil que tinha um mínimo de visão de futuro, uma época em que o empreendedor era mais forte que o marqueteiro.

25 comentários:

  1. Todos que trabalham em construção civil sabemos que realmente trabalhadores cairam e como não era possível retirá-los, continuavam a derramar concreto.
    Conheci várias pessoas que trabalharam e viram esses tipos de acidentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, meu sogro trabalhou na usina, ele era armador, ele "VIU", não foi alguém que contou, em um dia de concretagem, tres homens caíram no fosso, onde ainda não estavam jogando o concreto, por isso o operador da máquina não viu os mesmos caindo, a altura era de mais 80 metros naquele lugar, provavelmente os operários não sobreviveram a queda. Somente foi dada falta no fim do expediente na hora de tirar as faltas, o operador disse que viu os homens andando no local, perto das escadas, é que depois não viu mais os mesmos, e imaginou que eles haviam descido pelas escadas, mas foi constatado que os mesmos caíram no fosso, foram registrados como desaparecidos.

      Excluir
  2. Não só caíam, como também pulavam para cometer suicídio.

    No entanto, por mais que custasse ou demorasse, era necessário, ou melhor, obrigatório que se retirasse os corpos.

    Se não podia haver micro bolhas no concreto pois comprometeria a qualidade da obra, imagine o espaço (e o estrago) que surgiria com a decomposição de um corpo humano ali deixado.

    Portanto, não acredite nessa lenda urbana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo Alexandre, de qual fonte você tirou essas informações? Acha mesmo que a Itaipu iria colocar na história que homens que caim no concreto cru eram subterrados? obviamente que não, tem homens enterrados na barragem sim... o que seria 1 homem em meio a 30mil trabalhando? A concretagem era 24h cara, o transtorno para retirar um corpo do concreto era muito, infelizmente, teve vidas enterradas na barragem..

      Excluir
    2. Esquecendo o aspecto humanístico e observando o puramente técnico: Um corpo na barragem se decompõe, gera uma bolha que enfraquece comprometendo a qualidade do concreto, que nesse caso tem perfil delgado (fino). Uma falha estrutural da barragem seria um desastre econômico, vide a de Mariana.

      Excluir
  3. Vejo tanta gente DANDO PITACO, e TODOS ESSES NUNCA TRABALHARAM LA DENTRO DA USINA. Ouvem BOATOS e relatam como fatos.

    ResponderExcluir
  4. Eu fazia o caderno estatístico e analisava todas as CAT, com e sem afastamento, graves, mediso e fatais. Fazia o caderno estatístico de acid. de trabalho para Unicon, com copia pra ELETROBRÁS E ITAIPU.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por comentar, creio que nosso pensamento sobre este assunto converge.

    ResponderExcluir
  6. seuuuuuuuuuuuuuuuu bostaaaaaaaaaaa pau pequenoooooooooooo
    88567645




    ResponderExcluir
  7. Seu comentário é desconexo, mas é fruto, ainda que podre, da LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

    ResponderExcluir
  8. Nelson e Wilson Schuebel são tios de minha esposa ,eles foram vitimas de um acidente na usina , estão dentro do concreto da barragem !

    ResponderExcluir
  9. A unica coisa que fizeram foi informar a família

    ResponderExcluir
  10. Acredito em uma coisa somente devido ao peso do concreto e a vibracao para expulssar os espacos vazios creio com certeza que uma pessoa se desintegra ao sentir tamanha pressao entao acredito sim que podera existir corpos enterrado nao so em itaipu mas como em varias outras obras desse nosso pais que catalogava os funcionarios em escala numerica

    ResponderExcluir
  11. Acredito em uma coisa somente devido ao peso do concreto e a vibracao para expulssar os espacos vazios creio com certeza que uma pessoa se desintegra ao sentir tamanha pressao entao acredito sim que podera existir corpos enterrado nao so em itaipu mas como em varias outras obras desse nosso pais que catalogava os funcionarios em escala numerica

    ResponderExcluir
  12. Tive meu avô e seus 2 filhos (meus tios), os quais vieram do nordeste para trabalhar na construçã e afirmo com toda certeza, pois acredito nos relatos deles, que tem sim pessoas enterradas na barragem, meu tio presenciou a queda de um falecido colega de trabalho e não tinha o que fazer, a obra é imensa, as bolhas como você descreve, são quase imperceptiveis em uma obra daquela complexidade. Portanto, discordo que seja lenda urbana, pois os relatos em que ouvi, foram muito bem detalhados para serem considerados lendas, não havendo mistério sobre os ocorridos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro João Luiz,
      desculpe por demorar a divulgar seu comentário. Ele estava, a meu contragosto, entre os spams que recebi.
      Obrigado por comentar!

      Excluir
  13. Ouvi fala sobre isso, mas acredito que seja 1.000 mortos na Construção de Itaipu. Assim como também morreram pessoas quando fizeram Jupiah em 1964.

    ResponderExcluir
  14. É interessante a questão das bolhas mas eu deixo uma questão. Como uma matéria orgânica, como exemplo restos mortais, conseguiria se decompor a meio ao concreto duro? Como então é possível formar buracos vazios? Não creio que isso seja possível. Se existem corpos lá, com certeza irão permanecer na formação que foram concretados e permaneceram assim por séculos e séculos.

    ResponderExcluir
  15. Levando em consideração que na época do fato não existiam políticas de segurança do trabalho e nem a favor do meio ambiente, penso que é verdade a existência de corpos dentro do concreto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em relação ao meio ambiente, é sempre bom lembrar que embora a construção de uma hidrelétrica cause enorme impacto, a mesma gera energia limpa, dispensando, por exemplo, a exploração e queima do carvão.

      Excluir
  16. Discordo, meu pai trabalhou nessa construção, como armador e carpinteiro, e sim, muita gente morreu em meio ao concreto, perdeu alguns amigos e colegas de quarto, só davam falta a noite quando iam dormir, já sabiam que haviam caído, logico que os responsáveis nunca iriam assumir isso e querem empurrar como "lenda urbana".

    ResponderExcluir
  17. Lógico q tem gente la concretada esse papo d bolha é historia pra boi dormir

    ResponderExcluir
  18. 12 milhões de metros cúbicos de concreto e vocês querendo que acreditemos que alguns corpos influenciariam em alguma coisa na estrutura. hehe.. Desonestidade é mato aqui.

    ResponderExcluir