Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de junho de 2012

O gás e as alucinações

O gás e as alucinações

O uberabense que estiver acreditando que a cidade terá um “boom” de desenvolvimento econômico com a possível implantação de uma fábrica de amônia, pode por as barbas de molho.
 
Indústrias químicas tem por característica produzir muito empregando pouca gente, um exemplo são as fábricas de cimento, uma única é capaz de atender toda uma região ou um estado, porém com quadro de funcionários menor que uma obra de médio porte, como é o caso dos edifícios.
 
Esperava-se uma revolução na era Fosfértil, mas ela não veio, muitos acreditavam que Uberaba resgataria sua posição de maior cidade do Triângulo. Apenas um atacadista de Uberlândia gera 6 vezes mais empregos que este gigante da indústria química.
 
Os políticos em plantão na nossa Prefeitura sempre inflam os números e as expectativas, afinal, é mais fácil pegar carona em um empreendimento de terceiros do que vestir a camisa do empresariado local e arregaçar suas mangas, para viabilizar sua ampliação. Há ramos de atividade manufatureira, que com pouco investimento abre-se muitos postos de trabalho.
 
85% do custo da amônia, que poderá um dia ser fabricada aqui, é proveniente do gás natural. Quando e “se”, o gasoduto chegar a Uberaba, o fluído custará 20 dólares o milhão de BTUs (unidade internacional), enquanto nos Estados Unidos sua cotação esta em 3,5 dólares e baixando, devido a novas tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário