Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de junho de 2012

INGRESSO PARA A CIDADANIA


INGRESSO PARA A CIDADANIA

Quase uma centena e meia de voos regulares, realizados por companhias aéreas brasileiras, com partidas ou chegadas no aeroporto do Galeão, foram cancelados no período em que o público internacional estava chegando para a Rio +20. Foi a maneira que encontraram para superar o fiasco da falta de infra estrutura.
Vem aí, advindos da herança maldita deixada por Lula, uma Copa e uma Olimpíada, já tratei do assunto em outro artigo no qual disse que após a Copa dos bafana-bafana (garotos da África do Sul) viria a Copa dos afana-afana (políticos desonestos do Brasil).
Para termos uma ideia de como a coisa anda, basta dizer que em Manaus até a demolição do antigo estádio, que dará lugar a um caro elefante branco, foi superfaturada.
As aclamadas obras de mobilidade urbana, que ficariam como uma herança positiva do evento, em sua maioria, estão muito atrasadas ou nem começaram.
Não podemos nunca nos esquecer, que alguém que sequer assistirá a Copa de 2014 em casa por falta de energia (ou porque não foi disponibilizada em sua região, ou porque o sistema de distribuição anda precário, ou ainda porque faltará dinheiro para pagar a conta), está trabalhando duro para sobreviver e pagar seu imposto que vai sendo carreado para as obras do mundial.
Mas como a Copa vai chegar e o país não estará pronto para atender as demandas, vamos fazer um exercício de futurologia prevendo o que provavelmente ocorrerá:
Anteciparão as férias escolares, decretarão, na data de cada jogo, feriado nas cidade sede e região, fecharão ruas e avenidas em função do deslocamento de torcedores e delegações, deslocarão força policial para o evento desguarnecendo o restante das cidades e do país.
Alterarão o transporte coletivo em benefício da partida independente do mal que possa causar ao povo. Vão murar favelas formando guetos, desalojar moradores de rua, recolher mendigos e fazer outras maquiagens.
 Os aeroportos vão ficar praticamente fechados para aqueles que não tiverem ingressos do evento. Se você não for assistir a um jogo nem tente voar!
Quem assistir pela televisão, principalmente se estiver no exterior, acreditará que tudo está funcionando bem, que o Brasil é um país seguro, que eliminamos a miséria, mas...
Não sei bem porque, mas o Maracanã que foi reformado para os Jogos Panamericanos, e está sendo novamente para a Copa, necessitará de mais uma bilhonária reforma para atender os Jogos Olímpicos de 2016.
A Grécia tem diversos problemas econômicos e estes múltiplas origens, mas quem procura citá-los, geralmente não se esquece que aquele país se aventurou na realização de uma Olimpíada, e que esta está saindo cara até hoje. Com certeza, o buraco brasileiro é mais profundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário