Pesquisar este blog

sábado, 9 de junho de 2012

UCA! Que dinheiro mal investido!

Este artigo é do Professor Anízio Bragança e divulgado pelo Jornal EXPRESSO.

 O EXPRESSO é o único jornal da cidade que abre espaço semanal para um especialista em educação se expressar.  

Prefeito distribui computador e manda ‘pindurar’ a conta


O prefeito Anderson Adauto (PMDB) anunciou dias atrás que a Prefeitura irá comprar 10 mil notebooks para entregar a cada aluno do 6º ao 9º ano do município. A medida faz parte do Programa “Um computador por aluno” e visa fechar (aparentemente) a gestão educacional dos oito anos do prefeito Anderson Adauto.

A medida traz muitas dúvidas. Serão gastos mais de R$ 3,4 milhões em empréstimo feito ao governo federal. Mas Adauto já havia anunciado que se o empréstimo não saísse, a Prefeitura ia bancar a compra. Ora, o prefeito passou vários meses falando que não havia dinheiro na educação para cumprir a lei e pagar melhor os educadores.

Nada garante também que os notebooks vão melhorar o ensino. Há muitas dúvidas. A Prefeitura não tem estudo sobre as escolas que mal conseguiram implantar o sistema. As universidades da cidade não pesquisam o tema. Não há preparo dos educadores para lidar com a novidade tecnológica e nem assistência técnica nas escolas.

Certamente se houvesse consulta pública, o investimento teria outra destinação. Pior: o Ministério da Educação está deixando o notebook de lado e agora quer distribuir ‘tablets’. O notebook estará obsoleto em muito breve?

A escolha é pessoal do prefeito e (talvez) alguns assessores. O empréstimo só começa a ser pago em 2013. Adauto fica bem na fita com a família dos alunos e quem paga a conta é o próximo prefeito. O dinheiro é da educação, mas o objetivo escapa dessa alçada…

Nenhum comentário:

Postar um comentário