Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

O irmão da Dilma e a irmã do Aécio

    Os debates entre os candidatos são importantes eventos da campanha eleitoral. Por serem realizados ao vivo, com menor influência dos marqueteiros e sem possibilidades de regravação, edições e cortes, eles nos auxiliam distinguir qual postulante ao cargo é mais equilibrado, objetivo, eficaz e sincero.
    Se a exposição de propostas e planos de governo são importantes, por outro lado não podemos negar a utilidade dos questionamentos em relação ao caráter e honestidade do adversário, uma vez que sabemos que a árvore ruim gera fruto ruim.
    Assisti o debate do SBT nesta última quarta-feira, 16 de outubro, em determinado momento a candidata Dilma questionou seu adversário sobre nepotismo (ato de nomear parentes para cargos de confiança no serviço público). Segundo a candidata, Aécio teria nomeado sua irmã Andrea Neves da Cunha, para cargo do executivo em Minas Gerais enquanto ele era Governador do Estado.
    Que a irmã do Aécio trabalhou para seu governo é público e notório, mas a explicação dada por ele e o que se seguiu fez levantar a poeira na terra dos mineiros. Primeiro, Neves revelou que sua irmã não recebia para trabalhar: A jornalista Andrea Neves era voluntária, assim como muitas primeiras damas o fazem em municípios por esse Brasil a fora.
    No entanto, talvez por ter visto a candidata Marina, durante a campanha do primeiro turno da eleição, sendo massacrada por mentiras e meias verdades, Aécio resolveu contra atacar com outra informação:
    Segundo o candidato, Igor Roussef, irmão da Presidente, foi contratado por Fernando Pimentel, então Prefeito de Belo Horizonte, para trabalhar naquele município, porém, de acordo com Aécio Neves, o mesmo só recebia e não comparecia: “Minha irmã trabalhava muito e não recebia nada, seu irmão trabalhava nada e recebia muito.”
    Dois fatos: 1- Os marqueteiros e fabricantes de dossiê, muitas vezes, prejudicam seus contratantes ao propor que determinado assunto deva vir a baila, sem no entanto realizar uma pesquisa mais apurada. 2- O nepotismo cruzado é mais um dos males que a Nação enfrenta. Ele é mais difícil de detectar, ocorre quando alguém é contratado em um órgão de governo ou de outro Poder da República, exemplo: o Deputado oferece um cargo para o filho de um Prefeito, enquanto este põe na Prefeitura um parente do Deputado.
    Qual a solução? Leis e políticas voltadas a prestigiar os funcionários de carreira dos órgãos públicos, guindando-os aos cargos de livre nomeação.
    PETROBRAS: cada dia uma nova denuncia, e após as eleições haverá um salto nos preços dos combustíveis.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário