Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de julho de 2012

Calças molhadas nunca mais!

Um inusitado protesto ocorreu em Uberaba na Segunda-feira, 30 de Julho. Morador da cidade construiu uma imitação de banheiro e colocou em praça pública. O ato público carregado de humor foi apoiado e amplamente divulgado.

A Praça Dr. Henrique Krügger, conhecida como “praça dos correios”, era dotada de sanitários até cerca de 5 anos atrás, mas ela passou por uma onerosa reforma, que além de necessidade questionável trouxe efeitos maléficos a todo o povo.

O piso de blocos de concreto foi substituído por uma calçada portuguesa mal executada, e, pasmem senhores e senhoras, demoliram o banheiro que ali funcionava e não construíram outro.

Era o único adaptado aos cadeirantes, sua limpeza não era custeada pelo poder público e sim por uma lanchonete que também foi expulsa da praça.
Se para os que gozam de saúde perfeita um banheiro é primordial, imagine para os que sofrem de incontinência urinária, diabetes, dificuldades para se deslocar ligeiro ou estão convalescentes. Pense na mãe com a criança de colo que sujou a fralda, como trocá-la?

O banheiro público é ainda mais útil para aquele que chegou ao centro à pé ou de coletivo, uma vez que o retorno ao lar é por demais demorado.

Que não venham os administradores de Uberaba alegar que as lojas têm banheiro, que não confundam o público com o privado, o comércio e os bancos têm que atender seus clientes e não ao povo em geral, afinal não recebem impostos.

Na imitação de banheiro público que ficou por um dia na praça, penduraram penicos, escova e creme dental, shampoo, esponja de banho, barbeador, rolos de papel higiênico..., além de cartazes com mensagens.

Uns fotografavam, outros caiam na risada, procuravam se inteirar do que tratava e principalmente apoiavam a causa.

Eis a frases aderidas às paredes e teto do “banheirinho público”: Aqui tinha um banheiro! Calças molhadas nunca mais! Tenho um irmão agonizando na Praça Rui Barbosa. Não peça emprestado, use este! Destruíram o que o seu imposto construiu. Sem mim só há moita de capim! Quem ama não desmancha! Fazer pipi é natural. Eu respeito o ser humano.

A ideia foi muito boa se levarmos em conta o apelo do humor, o fato de não carecer da convocação de uma multidão para o ato público.
Pelo menos 4 jornais (entre eles o JUMBINHO), 2 rádios e uma TV divulgaram o evento.

Se o atual Prefeito de Uberaba já está em processo de limpeza de gavetas e pouco fará pela praça e banheiros, ficou o recado para o eleitor, próximos vereadores e novo alcaide. Queremos dignidade, queremos banheiros públicos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário