Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Errado e aprovado

    Ao contrário do que muitos petistas alegavam, pois perderam a coragem para tal, o ex-presidente Fernando Henrique não deixou uma herança maldita na economia, mas por outro lado, insisto repetitivamente que o pior legado de FHC foi instituir a reeleição para cargos do executivo.
    O pesadelo da repetição está por acabar, por exemplo, os prefeitos eleitos em 2016 não poderão recandidatar daqui a quatro anos.
    Com a reeleição os administradores públicos tomavam posse já pensando nas próximas eleições, deturpavam seus atos com a finalidade de ganhar novamente.
    O brasileiro, de forma geral, era levado a votar naquele que queria se reeleger, pois quem está no poder ganha maior exposição, dá canetadas que nomeiam cabos eleitorais e dominam as verbas de publicidade.
     A prática mostrou que dificilmente a aprovação do segundo mandato supera a do primeiro, dentre outros motivos porque a reeleição geralmente ocorre em um ambiente de desequilíbrio fiscal no qual a gastança é desenfreada com fins eleitorais.

     Dar ao político um segundo mandato tem significado uma aprovação de seus erros. Alguém que arruinou a casa, atrasando pagamento de salários e fornecedores, encheu a prefeitura de cabos eleitorais, fará diferente em um segundo mandato? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário