Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Serra a cima

    Se o Presidente Temer errou muito ao escalar diversos políticos investigados para seu ministério, por outro lado ele fez uma jogada de mestre ao escolher José Serra para cuidar das relações exteriores.

    O Brasil vinha mal, atrelado a governos nada democráticos como os de Cuba, Venezuela e determinados países africanos. No comércio exterior, por ideologia e facilidades para alimentar a rede corrupção que envolve o BNDES, nosso País se afastou dos principais mercados consumidores do mundo.
    Serra, sem muito alarde, está reacendendo nossas relações comerciais com os Estados Unidos e a União Européia, estes parceiros têm muito a oferecer e muito a adquirir em nosso mercado.
    O Brasil é um participante nanico no contexto mundial, exportamos e importamos muitíssimo pouco em relação ao tamanho de nossa economia, nossos “portos” necessitam ser reabertos, livrando-nos do protecionismo e principalmente do nacionalismo provinciano: Não é ruim importar muito, quando também se exporta muito e o comércio é capaz de unir os povos.

    Íamos desengrenados serra abaixo, temos uma oportunidade de subir, Serra  se mostrou muito eficiente enquanto ministro da saúde e governador de São Paulo, mas sua missão é difícil pois tem que destravar nossa relações exteriores e ao mesmo tempo desmentir a calúnia de que um golpe esteja ocorrendo no País.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário