Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

O futuro da economia brasileira

    Quando desgovernou o Brasil, Lula nos legou os dias atuais, sob suas barbas homens públicos desviavam bilhões de Reais, ele cuidou de abrigar e proteger quase todos, desde que não lhe fizessem oposição.
    Não foi ele que inventou a corrupção e nem teria capacidade para tal, no máximo a aprimorou, sob sua gestão foi criada a quadrilha do mensalão, do petrolão e possivelmente outras que nem serão desbaratadas. Dilma Roussef, Eike Batista, Sérgio Cabral, José Dirceu são personagens de sua época.
    No entanto engana-se o brasileiro ao pensar que a deposição do poste chamado Dilma trará grandes mudanças na economia brasileira. As modificações não virão, quer porque seu vice e herdeiro do poder, Michel Temer, tem se mostrado um fraco seja para escalar e conter o ímpeto de cometer erros de seu ministério ou porque as suas reformas, caso se realizem, tendem a se tornar inócuas.
     Sobre aquele que produzem e trabalham, um grupo de brasileiros cada vez menor e destituído de esperança, recai um enorme fardo: manter a máquina do poder funcionando, milhões e milhões de cargos públicos desnecessários e dispendiosos.
    Excesso de municípios, alguns com menos de mil habitantes, mas nove vereadores, prefeito, vice, secretariado... Poder Judiciário com remuneração imbatível mundo afora, com uma pressa de deixar escapar uma tartaruga. Polícia que não policia, medicina pública que agoniza e deixa agonizando, deputados que se aposentam ao piscar de olhos.
    Não adiantará Temer limitar os gastos se aqueles que forem realizados continuarem seguindo a regra do desperdício. Reformar o ensino médio para quem? Se nossos jovens do ensino básico e fundamental estão cada vez mais analfabetos funcionais.
     E a reforma da previdência? Como ela poderá dar certo se tudo que vimos acima gera altos e ineficientes impostos que tendem a hipertrofia, sufocando a remuneração e as vagas de trabalho.

    O futuro que hoje se desenha é incerto para não dizer sombrio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário