Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

PROPINOCRACIA


    Quando digitei o título, o editor de texto do computador me alertou quanto à inexistência desta palavra: “Propinocracia” é um neologismo (palavra criada recentemente), que significa governo pela propina.
     O Ministério Público Federal afirma que Lula exerceu a propinocracia em seus governos e que tal pratica não se interrompeu com a chegada de Dilma ao poder.
    Segundo o MPF, Lula escalava um time preparado para arrombar os cofres públicos, no esquema as empresas formavam cartéis, praticavam superfaturamento e pagavam propina a políticos.
    A propinocracia de Lula, o “comandante máximo” deste crime organizado, tinha um tripé: promover a governabilidade através da compra de votos de parlamentares, gerar dinheiro para realizar campanhas políticas e fazer seu grupo perpetuar no poder e enriquecer ilegalmente (caso do sítio e do apartamento tríplex no Guarujá). O ex-presidente foi indiciado por corrupção, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.
    Assisti a exposição da promotoria, que se mostrou, para contrariedade dos que defendem Lula, recheada de provas e mais provas.

    Ironia: Para o Ministério Público, Lula disse que o apartamento do Guarujá, de 270 metros quadrados é “um tríplex Minha Casa Minha Vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário