Pesquisar este blog

sábado, 12 de janeiro de 2013

O céu é o limite


O céu é o limite

Visando trazer transparência para os gastos públicos, agilizar pagamentos e dispensar algumas licitações o ex-presidente Fernando Henrique instituiu o uso de cartões corporativos, em meados de 2001.
 
Trata-se de uma espécie de cartão de crédito sem limite, pelo menos dentro do universo financeiro conhecido ou até mesmo imaginado, mas nunca explorado, pelos brasileiros que não têm sangue azul.
 
E, como não poderia deixar de ser, nesta terra de faraós de terno e gravata, parte da despesa pode ser apresentada como gasto secreto, com a desculpa de envolver a segurança do rei, digo, do Presidente.
Como Lula chafurdou no poder, dá para o leitor começar a especular sobre valores e motivações para os gastos em seu governo, tem gente que deve estar achando que foi uma farra desenfreada. E foi!
 
R$ 44.562.127,00 em oito anos, ou 15.250,50 por dia foi o consumo secreto do “presidente dos pobres”, apenas em cartão corporativo e sem atualização monetária. Não vá pensar que me enganei e coloquei os gasto total do governo por conta de Lula, saiba que este valor atingiu 354.622.205,00.
 
Sabemos, como pagadores de impostos, que esta verba nos foi tomada, mas como foi gasta?
 
O Jornal Estado de São Paulo teve acesso a uma planilha de gastos secretos e trouxe para nós, os trouxas, parte da resposta:
Dos 44,5 milhões que Lula gastou “escondidinho”, sabe-se que 31,6 mi foram em hotéis e locação de carros, mais de 8 milhões com refeições (bem que ele era gordinho), mas sua fome era insaciável, pois para pescar ele comprou secretamente R$ 2.501,00 em varas, anzóis e outros.
 
Teve jardim, incluindo sálvias vermelho PT, comida para animais e porque não supormos também gastos de Lula com a Rosemary Noronha com quem mantinha um íntimo relacionamento.
Não percamos o foco, toda essa despesa (44,5 milhões) era acobertada pelo sigilo, prerrogativa de nosso maior funcionário público.
 
Lembremos que o império acabou, ou pelo menos deveria ter acabado, e que supostamente vivemos em uma república, ou seja, o governante recebe uma procuração para cuidar do que é de todos e é muito bem remunerado para tal.
 
 A saúde pública em seu município vai bem? Você se sente seguro ao estacionar um carro ou sair de casa, ou mesmo está garantido dentro dela? As crianças de sua cidade estão recebendo um ensino que as permitirá concorrer com quaisquer outras do mundo? Lula gastou corretamente o seu dinheiro?
 
Para incentivarmos um jovem que está em formação costumamos dizer que para os mais esforçados o céu é o limite, mas como motivá-los perante abusos que “passam do céu”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário