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quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Mais um GOL contra


    Os uberabenses podem se orgulhar, o Jornal Expresso noticiou em sua última edição: uma equipe de atletas paralímpicos e seus técnicos seguiu daqui para o Rio de Janeiro, competirá e tem chance de medalhas.
    Os uberabenses devem lamentar: estes competidores e treinadores da ADEFU (Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba), por motivo de força maior, foram à cidade maravilhosa ocupando assentos de uma companhia aérea que sequer pousa no aeroporto local.
    A capa do Expresso revela: eles voaram de Gol. Nada contra esta viação aérea, mas por outro lado questionamos: Quando é que o poder público local, leia-se Prefeitura, Câmara de Vereadores e Universidade Federal, lançarão um plano que racionalize a suas demandas de voo para o aeroporto Mário Franco.
    Diariamente os uberabenses estão bancando, através de impostos caríssimos, o transporte de Prefeito, Vereadores, Secretários Municipais, Deputados locais e assessores para aeroportos de cidades vizinhas, para onde levam nosso dinheiro, nossa demanda e alguns empregos. Até quando?

    Que os bravos atletas e profissionais da ADEFU sejam capazes de superar essa e outra adversidades, trazendo-nos medalhas, recordes e bons resultados, mesmo que em seu retorno, pousem em terras estranhas.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Avenida Interbairros


    Esta é mais uma obra da administração municipal que está parada. A tão prometida (pelos políticos) e esperada (pelo povo) Avenida que ligará o grande Boa Vista à Univerdecidade, passando pelos bairros Tancredo Neves e o Monte Castelo teve sua execução interrompida.
    A história é mais antiga que a maioria dos uberabenses: Quando Luiz Neto era Prefeito fez campanha para eleger seu sucessor Marcos Montes, na TV ambos mostravam esboços do que seria a tal via. Montes governou duas vezes, Anderson Adauto outras duas e Piau já quer governar pela segunda vez, mas a obra...
    Embora Anderson e Piau tenham governado uma Uberaba de orçamento bilionário foi necessário um empréstimo bancário para que “mexessem o doce”, mas as últimas notícias indicam, “o leite azedou” e a Interbairros, que mal começou, já parou.
    Parece que nem o fim de mandato foi suficiente para vermos sequer o Hospitério terminado, a conclusão do viaduto da Av. Clarecinda e da Av. Padre Eddie Bernardes.
    Vendo tão poucas realizações, sabendo que a saúde está em estado terminal, creio que o uberabense fica a questionar para onde foi tanto dinheiro arrecadado com IPTU, IPVA, multas, ITBI, além de repasses feitos pelos governos estadual e federal.

    Esqueça a Av. Interbairros, continue passando pelo Uberabão.  

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Atenção, garagem de uso constante


    Podemos revolucionar os costumes e a legislação de trânsito de modo a aumentar a quantidade de vagas de estacionamento.
    Na pequena e aprazível Dores do Indaiá – MG, os moradores adotaram o uso de placas (padronizadas) nos portões das garagens de suas casas, eles indicam, quando querem, que aquela garagem é de uso constante e que estacionar em sua passagem é proibido.
    Se aproveitarmos tal ideia, poderemos criar placas, nas quais abrimos mão de espaços em nossas propriedades, assim aquela pessoa que estiver temporariamente sem veículo poderia colaborar com o trânsito e a comunidade fixando a placa: garagem sem uso, é permitido estacionar aqui.
    A ideia pode ser estendida e poderíamos determinar horários, por exemplo um comércio ao encerrar sua atividade diária teria a prerrogativa de liberar a frente de sua garagem até a manhã seguinte.
    O pontapé inicial para implantar estas sugestões que trago deve partir das câmaras municipais que poderiam legislar de forma complementar ao nosso Código de Trânsito.

    Em princípio estas proposições podem soar como de difícil execução, no entanto temos que apostar na capacidade das comunidades evoluírem, tomarem atitudes solidárias e atingirem um estágio de desenvolvimento que incremente o bem comum.

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Salários atrasados

    Muitos funcionários da prefeitura de Uberaba estão penando devido à demora que vem ocorrendo no pagamento de seus salários, mas nem sempre foi assim.
    Quando Hugo R. da Cunha recebeu a cidade de Wagner do Nascimento encontrou a folha de pagamento com bastante atraso, no entanto ele colocou a casa em ordem e começou a quitar os salários rigorosamente, sempre no último dia útil de cada mês.
    Seus sucessores foram Luiz G. Neto e Marcos Montes que mantiveram tal regra, com apenas alguns deslizes nos meses de Janeiro, porém, coube a Anderson Adauto quebrar a corrente, os vencimentos dos barnabés começaram a atrasar e atrasar, em relação ao costume implantado por Hugo.
    Anderson criou o precedente do atraso, que foi incorporado e ampliado por Paulo Piau, pois este nunca priorizou reverter a falta de pontualidade, entretanto, nos últimos meses, o atual prefeito tem conseguido piorar o quadro, sendo que o mesmo está se candidatando a ser o “medalha de ouro em atraso salarial”.

    Os funcionários públicos municipais, em sua maioria, percebem vencimentos modestos, e agora passam a viver a insegurança de não poderem fazer compromissos prevendo a data de seus pagamentos, tudo isso em meio a uma metralhadora de publicidade oficial, na qual a prefeitura prega que o município é uma maravilha do mundo moderno. 

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

ATROPELAMENTOS


    Não é acidente, é consequência! Várias pessoas morreram atropeladas nestes últimos dias em Uberaba, um dos casos aconteceu na R. Luxemburgo, no grande Boa Vista, provavelmente em decorrência do enfartamento da via, provocado por mudanças de trânsito que, por várias vezes, critiquei neste espaço.
    Outras 4 vítimas estavam tentando atravessar rodovias, que não contam com passarelas para pedestres e bicicletas, estas vias são mal iluminadas, o transporte coletivo é precário, restando como opção ao cidadão o risco de morte.
     Além de construir tais passagens e colocar lâmpadas, uma sugestão predomina entre aqueles que se arriscam a sonhar com uma Uberaba melhor: um anel viário deveria nascer na BR 050, nas proximidades do Catetinho, atravessar e conectar as rodovias que levam ao Distrito Industrial 3, Conceição das Alagoas e Campo Florido, desembocando na mesma rodovia, bem após a saída da Univerdecidade. Um outro braço deste anel poderia levar do Catetinho à BR 262 no sentido de Araxá, chegando posteriormente à rodovia que nos une a Nova Ponte.
        Tais obras dependem de um empenho político do qual estamos privados, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores parecem dormir sob o efeito de fortes calmantes, a ponto de deixar nossos Deputados federais e estaduais sem uma direção a seguir.