Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

7 bilhões

Não é dívida não, é o tanto de gente que já tem no planeta, somos 7 bilhões de habitantes e o número segue crescendo.

Mas a Terra não cresce, nem a água aumenta e os minerais (como petróleo ou ferro) pelo contrário se esgotam. Por outro lado, a tecnologia e o conhecimento científico atuais nos permitem grandes incrementos de produtividade resultando em colheitas generosas.

Sendo tantos os humanos, hoje não é mais possível imaginar um mundo onde vivamos da coleta de frutos silvestres, da caça ou da pesca de cardumes naturais, é impossível vivermos do mesmo modo que nossos antepassados.

Cientes disto, o que podemos fazer de imediato é frear nossa sanha consumista. Temos que adotar os 3 “erres”: Reduzir o consumo – adquirindo o que realmente necessitamos, é comprar para viver e não viver para comprar. Reutilizar o que possuímos, o exemplo mais clássico é reformar uma roupa ao invés de descartá-la. Reciclar, ou seja dar a correta destinação ao que “virou lixo”, reutilizando-o como matéria prima na indústria.

Agora, de olho no futuro, vamos ao mais importante: é necessário que o mundo se sensibilize a realizar o controle de natalidade. Não se trata de obrigar pessoas a não terem filhos, e sim mostrar que, a ficar como está, as próximas gerações não terão um bom padrão de vida. As organizações internacionais têm que encarar este problema de frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário