Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Talvez...


Talvez...

Para nós, uberabenses, Dilma já fez várias promessas: duplicar nossa estrada até Belo Horizonte, ligar Campinas a Uberaba por trem-bala e muitas outras, que também não cumpriu.
A Presidente virá à Expozebu, provavelmente rabiscará alguns papéis e vão sair falando por aí que teremos uma planta de amônia construída pela Petrobras. Dá para acreditar?
Se pensarmos no alto consumo brasileiro de fertilizantes, e na vocação que nossa Uberaba tem de produzi-los, diremos que sim.
Porém, sabendo-se que para obter amônia é necessário usarmos grande quantidade de gás natural, e que este está escasso no País, pois nossa produção e importação são limitadas. O gás está sendo utilizado em termelétricas para gerar energia, visando evitar o racionamento de luz, porém se encontra racionado até para esta atividade.
Levando-se em conta que a Petrobras é quem promete bancar a construção da fábrica e está em grandes dificuldades para lidar com a maior dívida dentre todas as petroleiras do mundo, no caso 268 Bilhões de Reais, diríamos que é dificílimo crer que o investimento ocorra em curto ou médio prazo.
É possível que ainda tenhamos uma fábrica de amônia, mas para tal não bastam promessas ou atos eleitoreiros, é necessário compromisso e boa administração, portanto, “tá difícil”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário