Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de março de 2014

LOGÍSTICA SEM LÓGICA


LOGÍSTICA SEM LÓGICA


Utilizei várias vezes este espaço para criticar o ufanismo, pregado a peso de ouro, pela publicidade de nosso governo federal. Hoje trago mais uma demonstração de que vivemos em ambiente de muita conversa e pouca ação.
Desde 2007, o Banco Mundial (Bird) informa, anualmente, um comparativo entre 167 países, sendo que a última divulgação mostrou que o Brasil desabou da 45a para a 65a posição no que diz respeito à logística de transporte.
Podemos pensar a logística como sendo o correto planejamento e a disposição racional para que algo se consolide, no caso dos transportes estaremos pensando em como realizar a tarefa de levar de um local para outro os produtos gerados pela economia, propiciando boas condições para o consumo e a exportação.
O Brasil vai mal e está caminhando para ficar pior, vejamos algumas informações para sofrermos um choque de realidade:
Temos 212 mil Km de estradas asfaltadas, pode parecer muito mas a Rússia tem 755 mil, a Índia, que tratamos como um país pobre possui 1 milhão e 569 mil Km de rodovias, o que gera quase um empate com a China que detêm 1 milhão e 576 mil Km pavimentados.
Lembremos que estes países são colocados em um mesmo grupo, o Bric, o que desperta constantes comparações, uma vez que eles se apresentam em um mesmo estágio, o do subdesenvolvimento.

Se compararmos o Brasil aos Estados Unidos, no quesito rodovias pavimentadas, seremos humilhados: enquanto detemos 212 mil Km, nossos vizinhos têm 4 milhões e 200 mil Km de estradas asfaltadas. Vinte vezes mais, sem falar de outras condições como duplicação, obras (de arte) para acesso e travessia.
Não pense que no assunto logística de transporte apanhamos apenas quando se fala em estradas. No quesito ferrovias, os componentes do Bric estão na seguinte situação: A Rússia possui 87 mil Km, a China 77 mil e a Índia 63 mil, enquanto o Brasil tem apenas 29 mil Km de trilhos. Mais uma vez, a Índia, com menos da metade da área territorial brasileira da um show em nosso País.
Com tantos rios, deveríamos reagir quando o assunto tratado fosse hidrovias, mas não é o que acontece: Temos 14 mil Km e somos superados pela Índia que possui 15 mil, a Rússia que detêm 102 mil Km e a China que apresenta 110 mil Km.
Portanto, ao assistir mais uma dessas publicidades ufanistas de nosso governo, lembre-se que ele não faz sua parte, arrecada muito e não faz obras, recebe impostos dos donos de veículos mas não prepara as vias para os mesmos, além de ficar pegando carona no aumento da frota como se este fosse um ato de governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário