Pesquisar este blog

sábado, 31 de dezembro de 2011

ENQUETE QUE INQUIETA - XI

Perguntamos:

Um prefeito recebeu presentes neste Natal mesmo não se comportando bem. Sabemos que é difícil presentear alguém que já apossou de tudo que poderia e mais alguma coisa. A pergunta é:
QUAL PRESENTE É MAIS ÚTIL AO PREFEITO?

As respostas foram:

"UMA PASSAGEM DE IDA PARA UM PARAÍSO FISCAL", nenhum voto - sei porque: ir não impede de voltar e tem mais: Para que ir a um paraíso fiscal se, para os políticos, o Brasil já o é? 

"FÉRIAS NA BAHIA ATÉ 31/12/2012", teve 2 votos ou 13% - vejo que apenas uma minoria torce contra a Bahia!

"UM GPS COM ROTA DE FUGA EM CASO DE CONDENAÇÃO", 3 votos, 20% - que presente mais inútil, se levarmos em conta que a justiça é cega, surda, muda, aleijada e dorminhoca.

"UM MANUAL DE BOAS MANEIRAS", 4 votos, 26% - só se for para "tacar" na cabeça de alguém!

"UM TANQUINHO PARA LAVAR DINHEIRO", 6 votos, 40% - coisa mais simplória... Quem comanda uma lavanderia ia fazer o que com um simples tanquinho?

OS BANDIDOS LARGAM NA FRENTE

Ontem, filmaram a saída de viaturas do 4° Batalhão Policial para uma operação de fim de ano.

Foi constrangedor, ver que as viaturas têm que sair de sua base sempre no sentido contrário ao centro e às grandes aglomerações de moradores da cidade.

O setor de trânsito de Uberaba está sendo cruel contra a segurança, e quem leva vantagem, com a demora da polícia são os marginais.

Se repito o assunto é porque o erro é continuado.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Trânsito em voto

Como quase nada muda, textos antigos, como este publicado pelo Jornal Jumbinho, continuam atuais.

TRÂNSITO EM VOTO



Um motorista dirigindo um carro é parado por um guarda de trânsito, que o multa porque no veículo tem uma criança que não está usando a cadeirinha. O condutor acumula 7 pontos na carteira e o veículo fica retido até que a situação seja regularizada.

Regularizar tal situação pode ser arrumar uma cadeirinha imediatamente, ou conduzir a criança em um outro veículo. Aí começa o absurdo da legislação brasileira: se for um táxi não precisa de cadeirinha, e olha que esses não costumam andar devagar, se for uma van escolar também não necessitará do equipamento, é o que diz a lei, se for um ônibus coletivo também não haverá a cadeira para crianças, nem cinto de segurança e se não houver lugar para sentar a criança terá que ir em pé, tudo dentro da mais estrita legalidade.

Este é o país em que moramos, inventam regras incoerentes, forçam o contribuinte a gastar mais e mais. Assim também ocorreu com o kit de primeiros socorros, quase todo mundo gastou, depois cancelaram a obrigatoriedade.

Estas leis e normas têm seu nascedouro nas câmaras legislativas, 81 senadores, mais de meio milhar de deputados federais, muitas centenas de deputados estaduais, vereadores nem tente contar, são no mínimo 9 em cada cidade, mesmo que ela seja um vilarejo, todos esses parlamentares regiamente pagos. A palavra regiamente, aqui utilizada, se aplica muito bem, pois são de fato remunerados como se fossem reis.

O Executivo não é diferente, é formado por um Presidente que mais lembra um turista, Governadores que usam e constroem palácios, e Prefeitos que em seus carros de luxo coordenam ambulâncias que são um lixo. Todos possuem canetas poderosas capazes de nomear, aos milhares, sua turma para cargos de confiança.

 O Judiciário não fica para trás: não solta serviço (vide o caso do mensalão), tem duas férias anuais, emenda feriados e conta com salários de causar inveja em cortes internacionais.

Voltemos ao trânsito! Se a turma aí de cima fizesse seu papel, nem precisaríamos de tantas leis, pois poderíamos comprar carros mais seguros, dar melhor manutenção, teríamos ruas mais adequadas, com bom asfalto, boa sinalização e sem enchentes, mais viadutos, túneis e passarelas, nos sentiríamos seguros para usar bicicletas ou andar a pé e principalmente poderíamos contar com um transporte coletivo eficiente.

O Brasil tem terra onde deveria haver pavimento, pistas simples onde caberia duplicação, duplicações acanhadas, assaltos nas estradas, faixas apagadas, placas quebradas e gasolina campeã de preço. Assim, mantemos a turma do Planalto e seus assessores nas planícies.

No momento que escrevi este texto, não havia ocorrido as eleições, mas dá para imaginar que pouco mudou, pois a “brasileirada” se conforma com pagar muito e receber pouco, bem pouco mesmo.



Obs.: onde escrevi "contribuinte" leia-se pagador de impostos.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

PREVISÕES PARA 2012

Ei-las:

- Anderson Adauto indicou um candidato a prefeito, ele não se elegerá!
Obs.: Trata-se de Rodrigo Mateus

- Nem um metro do gasoduto Uberaba - São Carlos será implantado!

- O prefeito Anderson sofrerá uma condenação na Justiça!

- Não haverá um computador por aluno ao final de 2012!
Obs.: a promessa era para 2011, e não foi cumprida.

- O Hospitério não atenderá ninguém em 2012!
Ao final de 2012 vamos conferir minhas "premonições".    

VÍRUS NO PORTA-VOZ

O Prefeito de Uberaba, Anderson Adauto, acabou com o Porta-Voz impresso e manteve apenas a versão digital. Tornar público os atos de governo é uma obrigação constitucional dos mandatários.

Esse Prefeito, que gasta verba de publicidade de forma improdutiva, inclusive para criar expectativas, que sabe, ou deveria saber se escolhesse bem seus assessores, serem impossíveis de cumprir, como é o caso da falsa promessa, feita em 2008, de tratar 98% do esgoto doméstico da cidade, optou por não gastar com o Porta-Voz, por quê?

O Porta-Voz, por ser órgão oficial de comunicação do Município é  importantíssimo, a falta de sua versão em papel, atrapalha o arquivamento, diminui a acessibilidade à informação e principalmente: atrapalha as fiscalizações dos atos do executivo.

Agora surge a notícia de que o Porta-Voz digital teria sido atacado por um vírus da internet. Azar ou coincidência?

Em Santos - SP, o diário oficial do município é entregue nas bancas de jornal, em Uberaba também era.

O Porta-Voz em papel deveria entrar em discussão na próxima campanha eleitoral.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

PREVISÕES PARA 2011

Anualmente faço previsões baseadas no óbvio e na experiência para o ano seguinte, antes, só as divulgava através do programa Boca Livre da Rádio Sete Colinas, em 2010 fiz as seguintes previsões para 2011, e acertei todas:

- Não será iniciada a obra de um novo shopping center ao lado do Carrefour,

- Não será colocado nenhum trilho do trem bala no Brasil (é bom lembrar que a candidata Dilma que iria iniciar em 2011 o trecho Uberaba a Campinas).

- Não trataremos 98% do esgoto,

- Nenhuma aposta em Uberaba será ganhadora da Mega Sena,

- Vão colocar um semáforo na R. Alfen Paixão com a Av. Alexandre Barbosa.

Pretendo postar amanhã as previsões para 2012. 

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

CALL CENTER

"Quem não tem presente se consola com o futuro." A frase de Raul Seixas tem muito a ver com as (a)políticas de desenvolvimento de Uberaba. Como não conseguem fazer o agora, vendem sonhos que, muitas vezes, se tornam pesadelos.

A Prefeitura, através de sua Secretaria de Indústria e Comércio, subsidia quem não merece e nem carece, vide os casos dos finados Carrefour e Curtume Atlântica. Enquanto isso, empreendedores locais estão a padecer.

A nova onda em que o Prefeito está surfando é a possibilidade de recebermos um call center, estas centrais de chamadas são terceirizadas que geralmente realizam o serviço de atendimento ao consumidor.

Trata-se de ambientes lotados de posições nas quais se dispõe de telefone e computador, quase utilizados para cumprir leis e normas e em boa parte com a determinação de enrolar o consumidor.

Costumam se instalar em regiões nas quais os salários são baixos e o desemprego é alto, como no Nordeste ou no caso de Minas, em Montes Claros. Uberlândia é dotada de enorme empresa de call center tanto por atrair jovens de cidades vizinhas, como por sediar uma empresa de telecomunicação (telefonia e internet), diga se de passagem, a proprietária do negócio.

As empresas americanas costumam contratar call centers em países como a Índia, nos quais se fala inglês e os salários são baixos.

O call center tem, em geral, um fator prejudicial ao jovem: eles são treinados a enrolar, mentir, omitir e insistir, além de vender produtos de pouca eficácia a pessoas que terão dificuldade de saldar seus compromissos. Péssimos exemplos para quem está iniciando na carreira profissional. 

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

PRIMEIRO DE ABRIL

Primeiro de Abril

Jamais prometa a uma criança algo que você não queira ou não seja capaz de cumprir, o que lhe parece insignificante pode ser fundamental para ela. A promessa vira sonho e se não for cumprida gera frustração e revolta.
A Prefeitura de Uberaba vendeu a pais e filhos uma ilusão: Um Computador por Aluno (UCA) de suas escolas. Inicialmente escolheram uma meia dúzia, dentre elas a Escola Municipal Frederico Peiró, em Peirópolis.
O UCA é um programa do governo federal, pago pelo FUST, Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicação, que toma das empresas de telefonia 1% do faturamento, além dos impostos. É você quem paga ao ligar e etc.
Os meninos daquele bairro rural passaram a acreditar que receberiam um computador portátil simplificado (netbook) ainda em dezembro de 2010, talvez tenham pensado até que ele viria no saco do Papai Noel, mas…
Eles não viram nem a cor dos “presentes”, em compensação se os recebessem amanhã pouco adiantaria, pois a PMU ainda não montou os instrumentos de acesso à internet, e mesmo que isso seja feito às pressas informo-lhe que o prédio escolar não dispõe de tomadas elétricas suficientes para o funcionamento simultâneo das máquinas.
As crianças ainda não estão preparadas para esse jeito de fazer política, era melhor que o Prefeito tivesse prometido um computador para cada dinossauro vivo daquela comunidade.

CAINDO NO RIDÍCULO

O Prefeito Anderson Adauto, em atitudes que se aproximam ao desespero eleitoral, resolveu falar contra a criminalidade. Temos que lembrá-lo que no início de seu mandato, ele fez questão de deixar claro que como prefeito não tinha responsabilidade sobre segurança.

Lembremos de algumas de suas atitudes que minaram a segurança do uberabense:

- tirou a Guarda Municipal da porta das escolas,
- tirou a vigilância do Mercado Municipal,
- chamou os vigilantes da Prefeitura de cachaceiros,
- chegou a fechar a Escola Rural da Serrinha,
- alterou a Guarda Municipal privilegiando a atividade de multas,
- alterou o trânsito na porta do 4º Batalhão da PM atrapalhando a saída de viaturas,
- foi um fracasso na administração do CARESAMI.

E como Deputado Federal:

- sequer apresentou projetos para alteração do código penal.

domingo, 25 de dezembro de 2011

ENQUETE QUE INQUIETA - X

ENQUETE QUE INQUIETA - X

A questão era:
Noite de NATAL, ao procurar "gente inocente" para distribuir presentes, PAPAI NOEL desce por engano pela chaminé da Prefeitura de Uberaba, como tudo anda muito escuro por lá, ele acende uma luz.
O QUE PAPAI NOEL ENCONTRA NA PREFEITURA?

As alternativas eram:
"TALÕES DE MULTAS A SEREM PREENCHIDOS";
"MALAS RECHEADAS";
"TINTA GUACHE BRANCA E AMARELA", que teve 1 voto;
"MEDICAMENTOS A SEREM QUEIMADOS";
"CONTAS E MAIS CONTAS A PAGAR"
mas a que emplacou 30 dos 31 votos (quase unanimidade) foi:
"TUDO ISSO EM GRANDE QUANTIDADE", frase que rima com "a mais pura verdade".

Pensando bem, Papai Noel é um privilegiado, pois seu trenó não tem placa, não depende de binários mal planejados para trafegar e não há radares aéreos para multá-lo, ele não depende de malas recheadas para presentear, seu veículo voa e por isso não precisa usar lupas para ver as faixas de rua, ele é um centenário com saúde de ferro e não depende dos medicamentos que a Prefeitura estorricou, mora na Lapônia, longe das dívidas municipais. Além disso ele foi à Prefeitura entrou, saiu e não ficou sem sua carteira de dinheiro.
 

sábado, 24 de dezembro de 2011

PAPAI NOEL SAQUEADO

 Leia primeiro este trecho do Jornal da Manhã:
"Geórgia Santos - 24/12/2011

Vendas no comércio diminuem e lojistas já falam em prejuízos

Ao contrário do que vem anunciando a Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL), comerciantes já falam em prejuízos nas vendas de Natal. De acordo com grupo de lojistas da avenida Prudente de Moraes, o movimento de consumidores é alto, mas em contrapartida as vendas estão bem menores do que o ano passado."

Comentário:

É triste admitir, mas CDL e ACIU juntas somam quase nada. Seus dirigentes estão subservientes ao prefeito municipal.

O atual presidente da ACIU tem um cargo não concursado na Prefeitura, seu emprego está nas mãos de Anderson Adauto. Se ele contrariá-lo...

O atual presidente da CDL, Fúlvio Ferreira, embora não tenha vínculo empregatício na Prefeitura, talvez não possua perfil para o cargo que está a exercer.

Veja atos da Prefeitura que sequer foram questionados pelos antigos e atuais dirigentes dessas duas entidades classistas:

- 10 anos de IPTU gratuitos para hipermercados se instalaram na cidade,  cujos proprietários sequer têm vínculo com Uberaba,
- aumento exagerado de IPTU para todos consumidores uberabenses,
- ISSQN gratuítos para os mesmos hipermercados, acrécimos para os pequenos prestadores de serviço da cidade,
- Aumento exagerado nas taxas de água do CODAU,
- Incentivo monetário para os fiscais multarem e multarem,
- proibição de estacionamentos em várias ruas centrais, como no início da Jaime Bilharinho,
- fechamento de vias públicas como na José de Alencar e lateral da Escola Uberaba,
- Implantação de várias mãos únicas desnecessárias,
- Uso inadequado de empréstimo do Água Viva para construir, a peso de ouro, o Parque da Cidade, ao invés de combater enchentes,
- Desleixo continuado com as placas de nomes de rua, o que atrapalha entregas a clientes,
- Pinturas de faixas de trânsito com "tinta guache"
- Construção de hospital acanhado e em péssima localização,
- fechamento de escola rural,
- queima de medicamentos,
- descumprimento de plantio de árvores,
- corte desnecessário de árvores,
- dispensa de licitação para comprar remédio,
- dispensa de licitação para comprar apostilas,
- dispensa de licitação para contratar publicidade,
- acréscimo do endividamento,
- perseguição desmedida ao queijos artesanais,
- Multiplicação do valor de taxas nas feiras livres,
- Multiplicação do valor de taxas do CEASA,
- demolição de banheiros públicos,
- aumento acima da média na passagem dos coletivos,
- E MUITO MAIS

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

OS INCONSEQUENTES

Pedi emprestado o título deste artigo a um grupo organizador de rodeios em touros e cavalos, mas os inconsequentes aos quais estou me referindo são os que estão agindo nas modificações do trânsito de Uberaba.

Destroem vagas de estacionamento quase indiscriminadamente, prejudicando o comércio, os moradores do local e os pedestres, estes últimos porque de um lado da via ficam desprotegidos da barreira física proporcionada por veículos e ao atravessar tem que enfrentar um fluxo apressado pela mão única, tudo isso em regiões afastadas do centro da cidade.

Há casos de implantação de mão única em ruas mortas, gerando benefícios pífios e enormes malefícios.

Há casos gritantes em que a segurança foi comprometida: ficou difícil uma viatura da PM sair do quartel e ir rapidamente ao centro da cidade, pois ela é barrada por uma contra mão.

Em ruas de calçada estreita como a R. Professor Chaves, no Boa vista o pedestre se vê forçado por barreiras físicas, como os arbustos plantados pelo Anderson, a descer para o asfalto, mas enfrentará carros e motos acelerados pela mão única.

Quando o CODAU tem que promover alguma manutenção em vias de mão única, as ruas paralelas normalmente não servem como apoio ao trânsito pois impedem determinados sentidos aos motoristas.

As vias de sentido único atrapalham entregadores, taxistas e motoristas em geral, geram necessidade de maiores deslocamentos, consomem tempo e combustível, provocam pressa, esta inspira altas velocidades, o que é encorajado pela mão única e por fim vem o acidente.


BOLSO FURADO

  Artigo do Jornal EXPRESSO

 Bolso furado

Quem deve muito, sabe: é preciso estabelecer prioridades para pagar contas, somente assim nos livramos de um corte de água, luz e telefone. Outra coisa a fazer é pagar primeiro os débitos que geram multas e juros maiores, por esse motivo paga-se primeiro os cartões de crédito e cheque especial. A troca de uma dívida por outra de menor juro, também racionaliza gastos e possibilita uma recuperação mais rápida, não se esquecendo que para vencer o endividamento é indispensável gastar menos do que se ganha.
Estas regras, embora simples e óbvias, não tem sido seguidas quando o devedor é o Brasil e os credores são o mercado financeiro (bancos) e os investidores nacionais e estrangeiros.
Para “aparecer bonito na foto”, Lula tornou o país um credor internacional aumentando nossas reservas, mas o que não se divulga é que isto foi feito às custas de um aumento na mesma proporção da dívida interna, que por sua vez é mais cara pois banca juros maiores.
Todos os dias tem títulos do Governo Federal vencendo, eles são trocados por novos papéis e a bola de neve vai crescendo. O Brasil deve muito aos banqueiros nacionais e aos seus correntistas e aplicadores.
A DIVIDA INTERNA brasileira é da ordem de um trilhão e 500 bilhões de Reais, o que dá quase R$ 10.000,00 para cada eleitor, seja ele pobre ou rico, contribuinte ou “contribuido”. Achou pouco!? Vai aumentar!!!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

SAÚDE MOFADA

LEITOR DO BLOG ENTROU EM CONTATO PARA INFORMAR QUE O POSTINHO DE SAÚDE NA AV. ANTÔNIO RIOS ESTÁ COM PAREDES MOFADAS.

QUE SAÚDE É ESTA QUE QUEIMA REMÉDIOS, FALTA MEDICAMENTOS, FUNCIONÁRIOS FAZEM VAQUINHA PARA ADQUIRIR PRODUTOS DE LIMPEZA E MUITO MAIS?

UM BILHÃO DE ORÇAMENTO E HUMILHAÇÃO A TODO MOMENTO.

MUDA UBERABA!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

BOAS FESTAS!

 Artigo a ser divulgado no próximo Jornal EXPRESSO, leia em primeira mão:

BOAS FESTAS!



Somos convocados através da propaganda e de maus costumes, que tem se fortalecido, a promovermos exageros nas comemorações natalinas e de ano novo. Cometer excessos pode trazer momentos de alegria, mas a felicidade está enraizada no equilíbrio e na harmonia.


O consumismo tem criado distorções, temos pais que dão brinquedos às crianças mas não tiram um tempinho para brincar com os filhos, dão aparelhos que permitem aos adolescentes entrar em redes sociais, mas no dia a dia mal se relacionam com os mesmos.


Para um bom Natal é necessário que as pessoas desarmem seus espíritos, superem suas diferenças com familiares, vizinhos e colegas de trabalho. Se não puder fazer o bem, escolha não fazer o mal!


O ser humano, em especial o brasileiro, precisa transformar-se e assim transformar o mundo, mas como? Temos que encarar as situações procurando imaginar como seria se estivéssemos do outro lado, se fossemos a outra parte.

Quer cortesia, seja cortês, respeito, seja respeitoso, ajuda, ajude quando puder. Aja assim no trânsito, na fila, no trabalho. Você transformará ambientes, abrirá portas e desarmará desafetos.


Depende muito mais de você do que de minhas palavras, mesmo assim: BOM NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

MEMORIAL SEM MEMÓRIA

O maior legado de Chico Xavier é seu exemplo de vida. Sereno, caridoso, pronto a servir a todos.

Outro legado de Chico é sua coletânea de obras, das quais não ficou com um tostão mesmo vendendo 55 milhões de exemplares.

Fazer um memorial para o médium não significa respeitar sua memória. Pergunta: O que ele faria se lhe dessem a dinheirama que gastarão no memorial?

Que tal montarem uma gráfica para baratear e divulgar as obras psicografadas?

Turismo religioso já não é coisa de bons princípios, mas pensar que um memorial espírita trará rios de dinheiro para a cidade é ledo engano.

Os espíritas são doutrinados a não se apegarem em coisas materiais, e em geram assim o fazem. Eles, mais que acreditam, têm certeza que o Chico Xavier, cumpriu uma missão e que já se encontra prestando outros serviços ao Criador e suas criaturas.

Será que eles virão a Uberaba ver o barro do qual foi feito Adão?

VIOLÊNCIA CRESCENTE

Os episódios de linchamento, como o ocorrido em Conceição das Alagoas, provavelmente não são fatos isolados.

A impotência do estado (executivo, legislativo e judiciário) em relação ao crime, pode ter acendido o estopim entre os cidadãos comuns que se indignam contra a total impunidade vigente.

Este estado de coisas, que garante e repercute a impunidade, também atende aos maus políticos, que querem continuar saqueando os cofres públicos.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Que papelão!

  Para não esquecermos, vamos reler esta divulgação do EXPRESSO

 Que papelão!


Aécio Neves teve a carteira de motorista apreendida pois estava vencida e pior: recusou soprar o “bafômetro”, alegando não ser necessário pois não ia continuar dirigindo. Abriu um precedente: qualquer cidadão poderá seguir o mau exemplo do senador mineiro, bastará convocar um motorista reserva.

Lula adquiriu uma cópia pirata do filme “2 filhos de Francisco”, usando um cartão corporativo do governo federal. Será que alguém vendeu tal pirataria com nota fiscal? Porque é presidente pode tudo?

A presidente Dilma, quando ministra e membro do conselho da Petrobrás inventou formaturas para “turbinar” seu currículo e seus vencimentos: mentiu que tinha título de mestrado e doutorado pela Unicamp, a imprensa investigou, desmentiu e ela alegou que não tinha mas pretendia ter.

Fosse o Brasil um país sério tais políticos seriam caçados ou por seus pares, ou pela justiça ou ainda tomariam uma surra nas urnas. Na Suécia há um caso de uma deputada que teve que encerrar sua carreira quando colocou indevidamente na conta do governo um bombom, daqueles que nem precisamos partir para caber na boca.

Infelizmente, mesmo diante de tanto “papelão”, não fazemos uma “reciclagem” na classe política. Votamos mal e por isso alimentamos o mensalão, o caixa dois, o superfaturamento de obras e terceirizações e principalmente: o aumento de, e dos impostos.

NOME SUJO

  Artigo do Jornal EXPRESSO

 

Nome sujo


Ao mesmo tempo em que muitos políticos brasileiros dizem ser normal fazer caixa 2 em campanhas eleitorais, inclusive colocando dinheiro público, desviado em malas, a Prefeitura de Uberaba ameaça sujar o nome de quem tem impostos, taxas e tarifas em atraso.

Diferente do comércio e demais prestadores de serviço, que têm no máximo 5 anos para ingressar na Justiça cobrando dívidas de clientes, a PMU pode inscrever o contribuinte na dívida ativa, e esta não “caduca”, pelo contrário é acrescida de juros e multas.

A Prefeitura ingressa na Justiça sem depositar custas processuais, enquanto na iniciativa privada ocorre o inverso.

 Se sua casa, for seu único bem imóvel uma loja não conseguirá que ela vá a leilão judicial para quitar dívidas, no entanto o mesmo não vale para nossa Prefeitura. Você perde a casa, vai para a rua!

Enquanto os políticos que estão no poder podem ter ficha suja, muitas empresas não empregam pessoa que esteja inscrita no Serviço de Proteção ao Crédito. Se a PMU sujar seu nome, você poderá ficar sem emprego, ver a coisa piorar e finalmente perder sua propriedade. Não é justo! É poder desmedido! É castigo extremo! Ou você conhece alguém que paga suas dívidas sem ter dinheiro, bens disponíveis ou pelo menos mais um “tiquinho” de crédito?!

domingo, 18 de dezembro de 2011

ENQUETE QUE INQUIETA - IX

Na ENQUETE QUE INQUIETA - IX, vimos que:
"As ruas de Uberaba reservam perigos exclusivos a cidades mal administradas. O cidadão vive uma situação de stress constante.
O QUE VOCÊ MAIS TEME AO SAIR DE CASA EM UBERABA?"

ZERO pessoas votaram em CAIR EM UM BURACO CRIADO OU DEIXADO PELA PREFEITURA, sei porque: os que caíram provavelmente podem estar ou presos dentro da vala, ou esperando o SAMU, ou aguardando no CAMM, ou nos corredores do Hospital Escola, ou em casa de braços engessados e sem como clicar seu voto. Não podemos esquecer aqueles que ao caírem estavam de carro e podem estar esperando o guincho ou em uma oficina que não possua internet. Tem também a turma do ZIG-ZAG, ases do volante e com olhos de águia que consegue escapar das armadilhas deixadas pelo Zé Zoófilo.

ZERO escolheram "SE ACIDENTAR AO NÃO ENXERGAR FAIXA PINTADA À GUACHE" - Com certeza a turma do ZIG-ZAG tira isso de letra, tem também aqueles que aprenderam a dirigir entre 2008 e 2009 quando nem guache tinha: a prefeitura ficou um ano sem tinta.

Nem tudo é espinho e buraco, o Rally dos Sertões poderá ainda acontecer em Uberaba, em pista de rua, e alguém da turma do ZIG-ZAG poderá vencer.

UM voto para "SER MULTADO OU TER SUA CASA MULTADA" - De tanto ser multado na rua e em casa o uberabense já se acostumou!

DOIS votaram em PASSAR MAL E NECESSITAR DO SAMU E DO SUS - Vários se abstiveram pois estão ocupados esperando, outros não resistiram... Às suas famílias nossos sentimentos.

TRÊS votaram em "SER LEVADO PELA ENCHENTE" - O uberabense é um bravo! Nessas horas ele arregaça as barras das calças, pega sua prancha e surfa rumo a um lugar seguro numa das sete colinas.

VINTE E QUATRO morrem de medo de "IR A PREFEITURA E BATEREM SUA CARTEIRA" - De fato ir a prefeitura em Uberaba é um comportamento de risco, e a coisa tem piorado ultimamente. Por isso está rolando uma campanha: "Evite andar em locais perigosos, e se for à Prefeitura nunca leve a carteira".

TOTAL DE VOTOS - 32, os outros 299 mil estão tremendo de medo!

sábado, 17 de dezembro de 2011

Cala a boca, Yamauchi!

Veja este trecho do Jornal da Manhã:
 
"Daniela Brito - 17/12/2011

AA desautoriza coordenadora do Samu a falar sobre finanças

Prefeito Anderson Adauto (PMDB) vem a público para rebater os questionamentos colocados ontem pela coordenadora Mônica Yamauchi em entrevista ao Jornal da Manhã de que os recursos públicos são insuficientes para a manutenção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Uberaba"

A verdade é que as viaturas do Samu estão metade quebradas e a outra metade precárias. Nosso prefeito acha que tapando a boca de uma funcionária resolve o problema. Pode até resolver mas no aspecto eleitoreiro da coisa.

O poder público em que ter como um de seus pilares a transparência.

LIGEIRAMENTE MENOR

 Artigo divulgado em 9 de Dezembro de 2011 pelo Jornal JUMBINHO

 

Ligeiramente menor




Como cidadão, ouço e concordo com as queixas de policiais, juristas e da população em geral, contra a (quase) impunidade do menor, por outro lado, como engenheiro, estou acostumado a pensar e calcular proporções entre grandezas: Se o consumo de água for maior, engrossa-se os canos a instalar na obra, se o peso que a laje for receber é menor, economizamos diminuindo racionalmente a ferragem, etc.

 
Veja como uns dias a mais ou a menos significam, com o código penal que nós temos, uma mudança do tamanho de um abismo: se um jovem de 17 anos e onze meses cometer uma atrocidade, ele será apreendido, julgado como menor e ficará retido pela justiça no máximo três curtos anos.

 
Se o mesmo jovem, esperasse alguns dias passarem, para cometer o mesmo crime, ele então com dezoito anos, seria julgado como maior e receberia uma sentença bem mais rígida. Suponhamos que no caso, o mesmo fosse obrigado a cumprir dezoito anos de prisão.

Um mesmo peso e duas medidas completamente diferentes. Fica a sensação que o crime compensa caso o envolvido seja menor. Mas passemos a imaginar uma situação diferente, suponha que a Câmara Federal e o Senado, aprovassem, sem sequer necessitar fazer emendas à Constituição, mudanças no Código Penal, pensando em uma proporcionalidade ao se julgar um menor.

Sabemos que antes dos doze anos o menor é inimputável, ou seja, não é sujeito a penalidades. Para não esquentar os ânimos, suponhamos que esta benesse não seja retirada, mas que de forma diferente do que se faz hoje, a pena imposta ao menor cresça proporcionalmente a sua idade, de forma a demolirmos o abismo entre os três e os dezoito anos de nosso exemplo.

 
Se a teoria pode estar parecendo de difícil entendimento vamos à pratica: cometendo a tal atrocidade do exemplo, o menor infrator estaria sujeito ã detenção de até três anos caso tenha completado treze anos, aos quatorze pegaria seis anos, aos quinze completos cumpriria nove, aos dezesseis sua pena subiria para doze, caso tivesse dezessete estaria sujeito a quinze anos e finalmente, aos dezoito completos sua pena seria ficar detido dezoito anos.

 
Nesta proposta, o tempo passa e a responsabilidade do jovem aumenta, cada dia, mês ou ano, que o aproxima da maioridade, também influencia na punição aos delitos que o mesmo possa vir a cometer. Sendo assim, morre o conceito de que menor pode tudo impunemente. Aquele que tiver dezessete anos não se sentirá muito diferente do maior perante a lei.

 
Estou cansado de saber que criminalidade é muito mais que o aspecto penal, sei que os problema e suas soluções são altamente complexos, porém considero que esta mudança traria alguma luz ao caos instalado no país.

 

Fico feliz, pois em certa ocasião apresentei esta ideia ao eminente promotor José Carlos Fernandes Júnior de Uberaba, e o mesmo a elogiou e incentivou sua divulgação.

Leia sempre o Jornal JUMBINHO.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

ALMA DE POETA

Tenho a honra de conhecer o POETA (maiúsculo mesmo) e paisagista Henrique Secundino, que fixou residencia em Uberaba, escreve no Recanto das Letras, já divulgou inúmeras poesias no "Falou e Disse", programa do Paulo Sarkis na TV Universitária e também no Jornal Jumbinho.

Conheça (parte) de sua obra, clicando abaixo:


http://www.recantodasletras.com.br/autores/hsecundino

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

CASTELO DESMORONADO

Artigo retirado do Jornal EXPRESSO

CASTELO DESMORONADO



Muitos pensam que a Caixa é capaz de realizar o sonho da casa própria, mas os moradores do Residencial Mont Castelo, no Fabrício, testemunham o contrário. Eles entraram na justiça, pois a Caixa financiou e está lhes cobrando por imóveis sem mínimas condições para morar. Casas inacabadas, sem infra estrutura (água, luz, asfalto...) foram entregues a esses mutuários, eles tiveram que socorrer as construções. Até a Prefeitura, de forma estranha, entrou no bolo, realizando serviços que seriam obrigação da construtora.

A Caixa pega dinheiro (FGTS) que pertence ao trabalhador, financia conjuntos habitacionais que não necessitam de licitação (concorrência), gera lucro para loteadoras, imobiliárias, construtoras, para si própria, etc., tudo isso incluído nas parcelas mensais dos endividados compradores.

Não bastasse isso esbanja propagandas em rede nacional, contando suas “proezas” e convocando para feirões de imóveis, muitos deles retomados de pessoas que viram seu sonho virar pesadelo.

Uma boa política habitacional passa pelo fomento de loteamentos de baixo custo, financiamento de materiais de construção, pesquisa e desenvolvimento tecnológico de sistemas de construção populares e livre concorrência. Pelo visto quem está sonhando agora sou eu, pois os governantes sequer cuidam de áreas de risco, a Caixa tem fiscalização insuficiente e as construtoras, muitas vezes, carecem de idoneidade e planejamento.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

ÁLCOOL PARA TODOS, LUCRO PARA POUCOS

Artigo a ser divulgado pelo Jornal EXPRESSO, neste Sábado:

ÁLCOOL PARA TODOS, LUCRO PARA POUCOS



Deixo bem claro: a culpa não é do fazendeiro ou roceiro que arrenda suas terras para as usinas de cana, sei que eles o fazem após tentativas e mais tentativas de lucrar, ou pelo menos sobreviver, produzindo carne, leite, grãos ou outros alimentos, mas o jogo é duro.

 
A Petrobrás tem o monopólio de combustíveis e distorce o mercado batizando a gasolina com álcool anidro, vendendo esta mistura embriagada a preços exorbitantes. Agindo assim, esta empresa do governo garante um mercado firme para as usinas, que por sinal estão dia a dia passando ao domínio de investidores estrangeiros.

 
Com esta política equivocada, o governo federal está sufocando a produção de alimentos para lucrar enchendo o tanque, queiramos ou não, dos automóveis. Os usineiros contam com linhas de crédito privilegiadas em relação aos produtores de qualquer alimento.

 
Existe um ciclo vicioso: o usineiro banca a campanha do candidato, ele assume e reza na cartilha dos senhores de engenho, mostrando que pouco ou nada mudou ao longo do tempo.

 
Nosso Prefeito quer mudar a lei que limita os canaviais no município, liberando 100% para a cana. A legislação em vigor pode até ser inócua (sem valor) pois isto não é de âmbito municipal, mas de qualquer forma serve para marcar posição, ou desmascarar intenções.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Como será o amanhã?

Caro leitor, você se sente seguro para sair de casa e andar pela rua a noite? Sua casa fica em segurança? Se você for assaltado, ou sua casa roubada, acredita que a polícia terá muito o que fazer?

Que tal deixar seu carro no centro da cidade em um dia de chuva? Se, em 2011, novamente chover pouco, acredita que terá água para consumir normalmente?


Você prefere um plano de saúde ou confia no atendimento público? Se chamar uma ambulância ela chegará a tempo? Haverá medicamento para o tratamento? Os exames estarão disponíveis?

Você paga muito imposto? Já ouviu falar de políticos e assessores com dinheiro nas meias, nas cuecas ou nas malas? De onde vem o caixa 2 das campanhas eleitorais? O político que você escolheu passaria ileso numa investigação da Receita Federal, ou ele ficou rico de repente?


As escolas públicas vão bem? Tem excesso de alunos nas salas de aula? Se o ensino melhorou, como pregam em propagandas, porque tem tantas crianças que não sabem fazer contas, ler ou escrever?

Você acredita que terá uma aposentadoria justa? Ganhará o suficiente?


Se perceber que a correnteza do rio vai para um precipício, você continua nadando a favor?


Como será o amanhã? Isso ninguém saberá dizer! Mas tenha certeza, dependerá de suas escolhas e do seu voto.

Semáforos

Na postagem "Quem inventou o semáforo", tratamos um pouco deste assunto. Vamos acrescentar novas informações:


Em Porto Alegre estão implantando cerca de 100 "sinaleiras", como dizem os gaúchos, que possuem autonomia de energia, ou seja, são sustentados por um bom tempo caso falte luz elétrica. Taí algo que pode ser imitado por Uberaba, inclusive contando com alunos da faculdades locais, para desenvolver uma tecnologia própria.


Quero lhe contar duas coisas interessantes a respeito de emegências na falta de energia elétrica.


1- as sub-estações de energia possuem baterias, similares a de automóveis, e estas são acionadas no caso de faltar a energia vinda das usinas geradoras. Imagine se isso não existisse.


2- cada usina, recebe energia de uma outra usina, para sua iluminação e manutenção. Pense na possibilidade de uma noite, as máquinas de Itaipu serem forçadamente desligadas. O que aconteceria com o fornecimento do Sudeste? Como religar a geração de energia?
Felizmente Itaipu recebe, em casos de emergência, energia de uma pequena usina paraguaia para se manter iluminada nas imprevisíveis emergencias.


Nos últimos tempos, quando um semáforo sofre pane, sequer costumamos ver a Guarda Municipal.

Presidentes e reis

 Artigo já publicado pelo Jornal EXPRESSO:

Presidentes e reis



Na antiguidade os reis mantinham o controle de seus súditos (povo) se dizendo escolhidos por Deus, utilizando brutalmente as armas, ostentando riquezas, construções megalomaníacas, coroas, carruagens, jardins, etc.


Evoluímos um pouco, criamos a república, na qual o dirigente é um presidente escolhido por votação, entretanto não abandonamos a velha cultura da ostentação do poder. Carros de luxo, faixas bordadas a ouro, grandes comitivas, tapetes vermelhos estendidos, roupas de gala, enfim toda a pompa e toda a glória.


Ghandi na Índia comandou uma nação com vestes e hábitos simples, os deputados Suecos ocupam apartamentos oficiais de no máximo 42 metros quadrados, com lavanderia coletiva. Estamos no caminho certo? As coisas têm que custar ou que funcionar?


Veja as construções industriais de megaempresas, elas primam pelo luxo ou pela funcionalidade!? Enquanto isso o Governo Mineiro resolveu fazer um “castelo administrativo”, do qual não questiono a necessidade e sim a suntuosidade.


O castelo do Aécio, a posse de Dilma, os passaportes dos “Lulas”, as férias de nosso ex-presidente em área militar, as cadeiras com encosto alto do Congresso Nacional, os carros dos Juizes de nossa máxima corte, tem algo em comum: ainda não estamos culturalmente preparados para uma República, temos resquícios do império e da escravidão.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

HOSPITAL DE VERDADE

    Leia este trecho do Blog do PSDB de Minas, compare com o HOSPITÉRIO e chore.


"Racionalização de energia e água

Uma das principais marcas do Hospital Municipal de Uberlândia é a preocupação com a economia operacional para evitar desperdício de recursos públicos. Para melhorar a circulação de ar e o aproveitamento máximo da luminosidade natural, foram construídos corredores largos e abertos, janelas amplas em locais estratégicos,
clarabóias em ambientes fechados e pés direito altos ou rebaixados, de acordo com a necessidade. Salas de espera, enfermarias e corredores não precisam de iluminação artificial durante o dia.
A luz elétrica será desligada em horários de pico e substituída por geradores, o que reduz em até 75% do custo de energia. Os ambientes bem iluminados e ventilados evitam a propagação de fungos e bactérias. O ar condicionado é inteligente: resfria o ambiente e produz água quente, o que permite ao hospital ter água a 60º durante 24
horas. Outra fonte de energia natural são as telhas térmicas que transformam a energia solar em calor e mantém a água quente. Todo hospital será abastecido por esta água a custo zero."

Dá para dormir com um barulho desse?

domingo, 11 de dezembro de 2011

EMANCIPADOS PARA MORRER


 Diante deste comentário do MARIMBONDO:

"Marcelo, ... acho interessante ser discutido no blog; sobre a criação de mais Estados no Brasil, pelo que parece a população está percebendo melhor as intenções de seus criadores, quanto mais estados pequenos e pobres, mais os deputados e senadores de estados atrasados, pequenos e pobres recebem dinheiro dos estados mais ricos, gastam e roubam descaradamente e votam para manter o atraso. Assim, os estados mais corruptos e pobres (por serem mais corruptos são MUITO mais pobres) mandam no Brasil."

resolvi reproduzir este artigo divulgado no Jornal JUMBINHO:



EMANCIPADOS PARA MORRER


Vira e mexe tem gente, especialmente os engajados na política, pregando a emancipação de algum distrito ou território para formar respectivamente, uma nova cidade ou estado da federação.




Na esmagadora maioria das vezes, o povo quando consultado vota sim nos plebiscitos aprovando as separações, hora acreditando que a autonomia ajuda o desenvolvimento, hora na expectativa de abocanhar um dos novos cargos públicos que, inevitáveis, surgem.




Para cada novo estado temos três senadores, alguns deputados estaduais, outros federais, governador, vice, todos munidos de assessores, servidores de carreira, secretariado e muito mais, um novo judiciário, polícia civil e militar, bombeiros e toda uma hierarquia que os acompanha.




Criar novos municípios implica em empregar nove ou mais vereadores, prefeito, vice, dezenas ou centenas de assessores, secretários disso e daquilo...




A turma que ocupa as novas vagas no serviço público não fica sem teto: palácio de governo, sede da câmara, fóruns, batalhões, imóveis de secretarias, alugados ou não, surgem, geralmente dotados de pompa e luxo. Como a turma não anda a pé, uma frota é encomendada e constantemente revisada e trocada.




Em se tratando de despesas de governo, vale a regra: aumentar sempre e cortar jamais. O governo militar criou a figura do terceiro senador por estado, os civis retornaram ao poder, gostaram do que viram e assim mantiveram, são 81 com seus dois suplentes a tiracolo.




Outras regras foram modificadas ao longo do tempo, vereadores que até meados da década de 60 não eram remunerados, passaram a sê-lo e regiamente. Por falar em “régio”, não perdemos os costumes da monarquia, quem chega ao poder geralmente se sente dono da “rês” pública. Pobre república!




As ondas emancipacionistas fizeram do Brasil um país lotado de cidades, e do estado de Minas o campeão, mas não pense que cada uma dá conta de sua própria manutenção, pelo contrário, a maioria vive do Fundo de Participação dos Municípios, que tirando dinheiro dos eficientes mantém os ineficientes. Foi só ocorrer uma crise de arrecadação entre 2008 e 2009 para que a “prefeitada” ficasse de pires na mão a fim de manter suas onerosas estruturas de poder.




Em algumas localidades pequenas quando a oposição chega ao poder, evita mandar os adversários embora para que eles não façam campanha contra nos próximos quatro anos, ao mesmo tempo que vai criando novos cargos para acomodar sua turma, que trabalhará pela reeleição.




Uma atitude republicana seria evitar emancipações e criar metas de sustentação para municípios e estados. Metas estas, que se não fossem cumpridas, implicariam em fusões.


Os portugueses, inteligentemente, fundavam cidades para ocupar o território da colônia e garantir sua posse. Hoje quem cria são os políticos, para garantir mais posses.


ENQUETE QUE INQUIETA - VIII

ENQUETE QUE INQUIETA - VIII
 
Perguntamos:
Mesmo estando em Uberaba, um voto de LERIN apareceu no painel eletrônico da Assembleia Legislativa, ele garante que não passou sua senha para ninguém, queremos saber:

QUEM TERIA ROUBADO A SENHA DO LERIN ??

Mais uma vez o leitor do Blog mostrou que é inteligente. Acompanhe a perspicácia:

UM REPÓRTER DO JORNAL CLARÍN - ZERO VOTO - ora, o que é que um "hermano" faria com uns números escritos em português, sendo que ele escreve números em espanhol?

O CHARADA E O PINGUIM - UM VOTO - creio que não foram eles, afinal o Batman sequer apareceu para defender o Lerin.
O MARCOS VALÉRIO, QUE TAVA SOLTIN - ZERO VOTO - de fato, não é a especialidade dele, observe que na mala do ZÉ DA MALA, só vinha dinheiro, ou será que tinha senha sendo distribuída no mensalão?

O NÚMERO DA SENHA É FACIN - UM VOTO - taí um aviso, vamos lançar a campanha "troca a senha Lerin!" ou então "tampa a senha Lerin", ou ambas.
NA ASSEMBLEIA É SEMPRE ASSIM - 36 VOTOS OU 94% - é provável que seja, veja que, talvez por observar tantas ausências de deputados nas votações, os gramáticos até tiraram os "assentos" das "assembleias" na última reforma ortográfica.

NÃO ABSTENHA NA PRÓXIMA ENQUETE!


sábado, 10 de dezembro de 2011

TRABALHO SEGURO


TRABALHO SEGURO

Um eletricista cai no poço do elevador de um edifício em construção e morre, ele não estava usando o Equipamento de Proteção Individual (EPI), um motorista de ônibus coletivo tem problemas com o troco, atrasa, corre e provoca um acidente com vítimas, um funcionário da Prefeitura cai da caçamba de um caminhão em movimento e fratura a perna, perde a mobilidade e fica encostado na previdência, um oficial do exército morre atropelado por uma motoniveladora que dava ré...


 
O que estes fatos tem em comum, além de vitimarem seres humanos? A resposta sempre passará pela necessidade de oferecer, sensibilizar e até impor segurança no trabalho.


 
É como o uso do cinto de segurança nos automóveis, através de nossos representantes no legislativo, criamos leis que obrigam a sua instalação (oferecer), as auto escolas ensinam porque e como utilizá-los, há também as campanhas publicitárias (sensibilizar), e finalmente a comunidade, pune com multa e pontos na carteira aqueles que resistem em não usar (impor). Existe uma razão lógica para isso: vitimas de trânsito têm um alto custo social e financeiro.

 
Temos que valorizar o fator segurança naquilo que fazemos, assim evitamos graves contratempos. Trabalho seguro é qualidade de vida.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Política e corrupção

Hoje (9 de Dezembro) é Dia Internacional do Combate à Corrupção. Um dos principais focos de corrupção é a política, mas estas palavras não são sinônimos.

Dentre os vários significados da palavra POLÍTICA que se encontram no dicionário Aurélio, destaco: - " Arte e ciência de bem governar, de cuidar dos negócios públicos." - " Habilidade no trato das relações humanas." - " Modo acertado de conduzir uma negociação; estratégia". Pois é, se olharmos ao nosso redor tais definições podem parecer fora de moda ou arcaicas, porém isto não poderia estar acontecendo. Ao trocarmos a boa POLÍTICA pela politicagem estamos nos condenando a conviver em uma Uberaba, em uma Minas Gerais e em um Brasil subdesenvolvidos.

Somente a ética e a informação poderão nos tirar deste estado letárgico ao qual estamos submetidos, caso contrário permaneceremos "deitados eternamente em berço esplêndido".

É bom lembar aos mais desatentos que nas Câmaras de vereadores, deputados estaduais e federais, Senado, ou nos cargos de Presidente, Governador e Prefeito não há ninguém que não tenha chegado lá sem receber o voto popular. Portanto a parcela das pessoas que adota comportamento alienado, interesseiro ou conivente com a corrupção tem sua culpa pelo atual estágio das coisas.

Boas intenções, más interpretações

 A notícia do Jornal da Manhã

"Geórgia Santos - 09/12/2011

Conselheiro de Saúde eleito revela intenção de ser presidente do órgão

Nova direção do Conselho Municipal de Saúde assume suas funções no próximo ano. Na última Conferência Municipal de Saúde foram eleitos os novos conselheiros para a gestão 2012/2016, e a partir disto deve ser escolhido o novo presidente. Silvanio Bibiano do Vale, ex-conselheiro, volta para integrar o grupo e garante que vai disputar a presidência, lutando para que o cargo seja assumido por um representante da comunidade e não do Governo.
“Não só quero disputar as eleições para presidente do Conselho Municipal de Saúde como irei assumir o posicionamento de que o presidente do Conselho deve ser um representante dos usuários do Sistema Único de Saúde, e não do Governo. O Conselho serve para fiscalizar as ações do Município, e nada melhor do que os usuários para fazerem este serviço”, afirma Silvanio Bibiano.
Atualmente, Silvanio é presidente do Conselho Local de Saúde do bairro Fabrício e questiona resultado divulgado pela Prefeitura que aponta a aprovação de 70% dos usuários do serviço público de Saúde em Uberaba. “Isto é uma mentira, não sei até que ponto podemos dar credibilidade a esta pesquisa. Dizem que foram consultados 1.200 usuários, mas será que através do Ministério Público é possível saber quem são estes entrevistados e como eles estão sendo induzidos a dar estas respostas? Além disto, o prefeito deveria ouvir o Conselho Municipal de Saúde, responsável por deliberar e fiscalizar o Município”, explica.
O conselheiro comentou ainda sobre as denúncias que chegaram ao Jornal da Manhã referentes às condições de trabalho e atendimento prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Acompanhei de perto quando o programa do Governo Federal veio para Uberaba, as coisas mudaram e isso tudo que vem sendo noticiado é a atual realidade do serviço”, afirma."

 A versão pessoal, escrita por Silvânio:


"Uberaba , 09 de dezembro de 2011.10:54 horas de sexta feira

Companheiros , Colegas , Amigos

Bom dia LSNSJC ( louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo )

"O Foco de minha entrevista foi : A importância do CMSU , suas funções , o ser voluntário ou seja não ser remunerado , e também do Presidente ser um dos representantes dos Usuários ! Quando fui perguntado se eu tinha a intenção de ser Presidente respondi que sim e que temos muitos representantes dos usuários competentes e com disponibilidade maior do que eu ( eu disse mais ou menos isso ) e que o importante é ser da representatividade dos usuários. Tenho a certeza que não houve  inverdades nessa reportagem e respeito muito a postura e credibilidade do JM : tudo que esta escrito é verdade eu disse !
Não tenho vaidade de ser presidente , o que vou lutar é para que saia  de nós usuários o PRESIDENTE.
Atenção : Tenho pelo atual Presidente um respeito , respeito muito a sua experiência desses seus mais de 70 anos onde maior parte deles contribuindo com a saúde , e é uma pessoa muito carismática e sempre me recebeu em seu gabinete com respeito mesmo que os assuntos não fossem agradáveis. NB: O nosso trabalho não é contra a pessoa do Magnífico Dr Valdemar e nem contra o executivo : estamos fazendo o que  assumimos fazer quando  comprometemos em ESTAR CMSU.
Leia a reportagem verdadeira mas que não expressou o que eu gostaria : o povo , a comunidade , precisa unir para um SUS melhor e para todos ( vamos sem demagogia trabalharmos juntos ). OBS: Nunca fui , não sou nem serei candidato político , e nem estou filiado a nenhum partido político , e sei que temos muitos colegas nessa condição.
Silvânio"

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Projeto caixa 2


Entre as mancadas do Prefeito, cometidas após sua viagem de turismo (de negócios) à Europa, está a proposta de criar em cada imóvel uma caixa de água para conter enchentes.
Este artigo, foi divulgado, na época, pelo Jornal EXPRESSO. 

Projeto Caixa 2

A mais recente inspiração das autoridades da Prefeitura de Uberaba: exigir que os proprietários de imóveis coloquem uma segunda caixa d’água em suas casas, visando reter a chuva, com o intuito de combater enchentes.
Já existe lei municipal que determina situações em que parte dos terrenos seja mantida permeável (como jardins, por exemplo) atendendo esta finalidade.
Um reservatório por edificação implicará altos gastos, em certos casos serão necessárias novas calhas, tubulações e registros, além da aquisição de bombas e seus custos de manutenção e energia. Guardar água não tratada requer cuidados com ratos, insetos (mosquito da dengue e baratas), algas e bactérias.
Ao invés de obrigar, o prefeito deveria incentivar a colocação desta caixa 2 nas casas, oferecendo descontos a quem aderisse na conta do CODAU ou IPTU. Outra possibilidade seria implantar alguns “sumidouros” da água que chover sobre o terreno, montados com brita, pedras de mão e areia.
Imagine que por questões de espaço e economia vizinhos decidissem se associar a fim de construir um reservatório maior, para em coletividade solucionarem o problema de enchentes, e elegessem um representante para gerir tal empreendimento. Que tal se eles denominassem o reservatório de “piscinão” e o gerente de “prefeito”? Não será melhor fazer piscinões?