Pesquisar este blog

domingo, 30 de junho de 2013

Inflação



INFLAÇÃO

O artigo abaixo é de minha autoria e circulou em um semanário de Uberaba durante o governo Lula, estou novamente divulgando pois o mesmo se mostra atualizado quando estendido ao governo Dilma.

A Presidente disse que para ganhar uma eleição, caso seja necessário faz-se o diabo. As palavras podem soar estranhas se lembrarmos que os comunistas são essencialmente ateus, e até bem pouco tempo Dilma estava na guerrilha em prol da implantação de uma ditadura do proletariado em nosso país.

Quem viveu as épocas de hiperinflação dos governos Collor e Sarney sabem que ela é coisa “coisada” pelo “coisa ruim”.

Vendo a antecipação da campanha eleitoral, na qual a Presidente conta, para se reeleger, com o sentimento que o brasileiro tem na carteira e na bolsa, como fez seu antecessor, temo que a mesma e sua equipe solte as rédeas da economia e tragam de volta o que havia de pior.

É o aumento geral de preços, o dinheiro perde valor e o salário o poder de compra. Quem tem menos que 25 anos quase não a conhece, mas poderá se tornar íntimo dela nos próximos meses se nada for feito.

A carestia ou inflação era exagerada, os preços subiam dia a dia, quem recebia seu salário tinha que correr ao supermercado e comprar antes de novos aumentos, era um inferno...

A principal lei que regula os preços é a da oferta e procura. Tem muito arroz para vender, pagamos menos, tem pouco o custo sobe, e tabelar é pura bobagem.

O presidente Itamar Franco e sua equipe criaram o plano Real, um conjunto de medidas econômicas, acompanhadas de alterações em leis que nos tiraram da roda da inflação. Surgiu a lei de responsabilidade fiscal que controlou por algum tempo o ímpeto que todos governos tem em gastar e se endividar.

A era Lula colheu os frutos de uma economia mais controlada, porém chutou a sorte: incentivou o plantio de cana ao invés de alimentos, esfolou os donos de veículos mesmo quando o petróleo estava barato no exterior, endividou o país através de manobras do BNDES e Petrobrás, incentivou o crédito popular de forma insustentável, procurou e criou brechas na lei que permitissem gastança, enfim: colocou em risco a maior conquista do fim do século passado, tudo para ter popularidade e permanecer no poder, mas a festa acabou.

Obs.: A Petrobrás e o BNDES estão em processo de descrédito aqui e no exterior, o Banco Central está perdendo sua autonomia e enquanto isso o governo Dilma corre para salvar as empresas de Eike Batista, afinal há controvérsias, mas alguns dizem que ele em tempos recentes já teria se apossado de uma linha de crédito de 3 bilhões de Reais do BNDES.

Desgoverno

Um dos "pais do Real" prevê estagflação.

A consequência provável é que os pibinhos que se vêm se manifestando desde 2011 continuarão a mostrar sua cara feia neste e no próximo ano. Não é só a cara, o nome também é feio: trata-se da estagflação, uma combinação de estagnação com inflação. O governo colhe os frutos de se ter comportado como o proverbial aprendiz de feiticeiro. Brincou com a inflação que tanto custou a ser contida há 19 anos, ao promover uma expansão descontrolada do crédito dos bancos públicos e dos gastos governamentais, ao postergar os reajustes dos preços controlados e ao não deixar o Banco Central atuar a tempo para conter a alta dos preços. Agora terá que lidar não só com as novas demandas populares mas também com a estagflação que ronda a economia.
Edmar Bacha, em artigo em O Globo

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Povo ganha mais uma


Povo ganha mais uma

Dizem que se o elefante conhecesse a força que tem seria o dono do circo. Os brasileiros, nos últimos dias, estão descobrindo o poder das manifestações de rua e a sua capacidade para organizá-las.
Talvez a redução das tarifas de ônibus tenha sido a menor das vitórias pois valeu muito mais o puxão de orelha dado nos políticos.
Tramitava no Congresso a Proposta de Emenda à Constituição no 37, a PEC 37, e a pressão popular fez com que os deputados a arquivassem.
Se aprovada, a PEC 37 impediria o Ministério Público de fazer investigações, ou seja: os Promotores ficariam de mãos amarradas para trabalhar, pois só a Polícia Civil e a Polícia Federal poderiam investigar.
Lembremos que quem escolhe os chefes dessas polícias são os governadores e a Presidente da República, imagine então se as denúncias de crimes e corrupção fossem contra os mesmos, não vingariam.
Caso o povo não impedisse e essa PEC fosse aprovada, alguns políticos bandidos já condenados (como os do mensalão), poderiam questionar as investigações feitas pelo Ministério Público e pedir suas anulações.
Portanto, aproveite esse momento histórico, se conhecer alguma irregularidade denuncie-a ao Ministério Público (no pátio da Igreja São Domingos), e não deixe de participar dos protestos de rua caso você concorde com as causas e reivindicações.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Educação padrão FIFA


Educação padrão FIFA

A defasagem da formação escolar do brasileiro inicia-se bem cedo, logo quando ele se matricula no primeiro grau (antigos primário e ginásio, hoje denominados ensino básico e fundamental). A deficiência de conhecimento é uma endemia nacional, que acarreta a desvalorização do professor, aplicação indevida das escassas verbas, etc.

Como o alicerce é fraco, espera-se que no terceiro grau, ou universitário, a casa caia. E cai mesmo! Se brincar cai o prédio e o guindaste usado em sua construção.

As faculdades mundo afora são analisadas através do URAP (University Ranking by Academic Performance), que nada mais é que um comparativo de desempenho entre as universidades em determinadas áreas de formação.

Dentre os critérios usados destacam-se a produção científica (teses e patentes registradas), o porte da instituição, a presença de professores e ex-alunos agraciados com premiação, a internacionalização e o desempenho perante os meios de comunicação.

Como resultado de nossa fraca formação escolar temos apenas em 91o lugar nossa mais destacada faculdade de engenharia, aparecemos na 83a colocação quando se trata de ciências sociais e menos pior um pouquinho aparece em 38o na formação em medicina.


Mais uma vez, salvando a pele do país, como já acontece na economia, aparece o curso de ciências agrárias em um honroso sexto lugar neste ranking mundial.

Por não levar o ensino a sério em qualquer de suas fases, o Brasil é um país extremamente dependente de tecnologia e conhecimento científico produzido no exterior, como exemplo, somos o único entre os emergentes que não possui uma montadora de carros de destaque, só há estrangeiros neste setor.

A ação expansionista exercida pelo ex-presidente Lula, aumentando o número de universidades federais, não abordou a qualidade, apenas mexeu na quantidade e aumentou a precariedade. As cotas também devem ser questionadas, pois examinadas a fundo não passam de uma compensação àqueles que não foram acolhidos de foram ideal nos ensinos médio e fundamental.

Verbas podem até existir, poderão ser aumentadas, mas pouco mudará se não combatermos os esquemas montados para gastá-las: terceirização da merenda, transporte escolar, entrega de uniformes e kits escolares, compra de computadores e lousas eletrônicas, substituição de livros por apostilas e construção de prédios escolares superfaturados, tudo isso envolvido em muita corrupção e propina.

No país da Copa e das Olimpíadas, temos salas de aula superlotadas, escolas sem biblioteca e professores que não ganham em um ano o que um político recebe em um mês. É mudar ou viver na ignorância.

domingo, 23 de junho de 2013

Direto do Blogdocoronel

 

http://coturnonoturno.blogspot.com.br/

Volta?

A última foto é de 11 de junho, com Temer.
Enquanto petistas e Imprensa especulam sobre um "volta, Lula", boatos dão conta que Lula estaria com graves problemas de saúde. Os boatos ficam mais fortes porque há reuniões, mas não há fotos. Há declarações, mas não há entrevistas. Em plena crise, Lula sumiu. As últimas fotos são de mais de 10 dias atrás. Os comentários não são fofocas de internet, tem como fontes profissionais da área médica que trabalham dentro do Sírio Libanês. Pararam as audiências, apenas Dilma, Temer, Haddad e Mercadante estiveram com ele, nos últimos dias. Sem fotos. Pararam as conferências. Não há motivo algum para esconder nada. Afinal de contas, assim como FHC, ele é apenas um ex-presidente.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

PEC 37 - vergonha nacional

Está funcionando! A série de manifestações pelo Brasil e as 424908 assinaturas estão deixando os deputados federais acuados. A votação da PEC da Impunidade não tem mais data para ser votada -- estava marcada para o dia 26 de junho (quarta que vem) e pode ter sido adiada.
Informações de bastidores vindas de Brasília dizem que o adiamento é uma estratégia para driblar a insatisfação popular e analisar a PEC 37 em um momento menos tenso politicamente. Por isso é muito importante agora que todos se mobilizem neste momento em torno do pedido concreto feito pelo Ministério Público de SP: o abaixo-assinado contra a PEC 37.
Clique na foto abaixo para compartilhar no Facebook e chamar mais amigos para assinar. Se cada um compartilhar com 2 pessoas, chegaremos a 1 milhão de assinaturas! Se preferir, encaminhe este email.
Clique para compartilhar
Obrigado por se mobilizar.#NãoPEC37

quarta-feira, 19 de junho de 2013

A Pátria com bandeiras

A Pátria com bandeiras

Nem nos sonhos dos mais otimistas aconteciam manifestações como as ocorridas nesses últimos dias. Quando Lula “comprou” a vinda da Copa para o Brasil, imaginava que o povo estava “dominado”, ao ponto do governo Dilma usar o slogan “pátria de chuteiras”.
O aumento da tarifa de coletivos em São Paulo foi o estopim, mas as razões que levaram o povo às ruas estavam se acumulando há anos. O brasileiro está cansado dos péssimos serviços públicos embora pague imensos impostos, a insegurança se difundiu pela cidade e o campo ao mesmo tempo que reina a impunidade no país.
O grupo de Lula e José Dirceu fez o que quis e o que pode para desviar dinheiro público, no entanto nenhum mensaleiro está preso e as mudanças e lentidão no Supremo Tribunal conspiram a favor dos condenados.
A Petrobras de tão mal administrada foi parar no SPC e está realizando comércio internacional a custa de uma liminar judicial.
Já gastaram R$ 28.000.000.000,00 (28 bilhões de Reais) até agora, para realizar a Copa e vem muito mais por aí, e depois as Olimpíadas, que são outro abraço de tamanduá que Lula deu nos brasileiros.
Esperemos que estes sejam momentos históricos e que mudem o comportamento popular, pois a passividade que nos anestesiava até dias atrás facilitava a vida de bandidos que militam na política.

terça-feira, 18 de junho de 2013

MANIFESTAÇÕES


Manifestações

A sabedoria popular nos informa: é possível enganar uns poucos por muito tempo, ou muitos por algum tempo, mas não é possível enganar todos o tempo todo.
O leitor dessa coluna tem sido informado do desgoverno brasileiro há bastante tempo, excesso de impostos e serviço público de péssima qualidade, roubalheira desenfreada com a certeza da impunidade, criação de cargos e mais cargos no setor público para abrigar a “companheirada”, desmantelamento da Petrobras que já foi até para o SPC (em breve contarei detalhes).
Um governo que reprime a imprensa, desarma os honestos mas deixa os bandidos em paz, constrói estádios ao invés de hospitais de verdade, finge que oferece educação de qualidade mas deixa o brasileiro na ignorância, banca uma olimpíada mas não mantém estradas.
E o povo cansou! As manifestações que tiveram como gota d’água o aumento das passagens de ônibus estão crescendo mais que massa de rosca, quanto mais bate mais cresce.
O político que fez a melhor leitura dos fatos foi o senador gaúcho Pedro Simon, ele indicou a impunidade que se alastrou pelo país como estopim da crise. De fato, enquanto os mensaleiros e demais ladrões de colarinho branco estão a solta, as pessoas de bem estão sendo caçadas nas ruas pela bandidagem armada.
Se estamos surpresos pela capacidade de reagir demonstrada pelos brasileiros nos últimos dias, imagine com estão os políticos que colocaram o Brasil nesse imbróglio. Será que o nada saudoso ex-presidente Lula imaginava que trazer a Copa para o Brasil a peso de ouro seria um tiro pela culatra?
A imprensa internacional, encarregada de cobrir a Copa das Confederações, está mostrando um pouco da realidade brasileira para o mundo. Finalmente os estrangeiros estão sabendo que a propalada popularidade de nossos políticos e o tão enaltecido progresso econômico brasileiros estão em frangalhos.
Quanto aos excessos, quebra-quebra e vandalismo, não há como não ser contra, mas devemos nos lembrar que há também excessos de impostos, de insegurança, de roubalheira, etc., por outro lado, se as manifestações atualmente realizadas, não surtirem efeito e não mexerem com o brio da maioria dos políticos a situação tende ao radicalismo. Ato contínuo os manifestantes hoje pacifistas podem perder a paciência e passar ao uso da força.
Novos ventos estão soprando, com o uso das redes sociais a informação deixou de ser monopólio desse ou daquele, já não há mais como controlar a vontade ou a opinião popular sentado em um escritório de uma rede de TV, e aqueles políticos que não tiverem tal percepção terão suas carreiras encurtadas.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Trânsito impedido


Trânsito impedido

Ao iniciar seu governo Piau dava demonstrações que poderia acertar na administração do trânsito, restabeleceu a mão inglesa, que jamais deveria ter acabado, e criou outra na praça dos correios obtendo resultado positivo.
Quando esperávamos que ele prosseguisse e acabasse com a mão única de algumas vias de bairros, que pelo seu fraco movimento não justificam o uso desta medida, a coisa parou, desengrenou.

O Fabrício continua entupido para quem deixa o bairro rumo ao centro, isto sobrecarregou a João Pinheiro e a Av. Gabriela Castro Cunha e R. Álfen Paixão, e nada foi feito.

Algumas mudanças quase não demandariam verbas, exigiriam apenas um pouco de inteligência e uma dose de boa vontade. No caso do corredor de ônibus o melhor a fazer é rasgar o projeto que vai enfartar a Leopoldino.

Por outro lado, com gastos apenas razoáveis poderíamos realizar o viaduto da Padre Eddie Bernardes, a passagem sob a linha ligando o São José ao Flamboyant e a ligação do Tancredo neves com a Univerdecidade. A Fidélis Reis poderia ter mão única no centro, mas falta coragem para ousar.

O trânsito é dinâmico, despende acompanhamento em tempo integral, no entanto testemunhamos uma paralisia, uma inércia e assim vemos ruas sobrecarregadas ao lado de vias de baixíssima utilização.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Piau vai mal


Piau vai mal

Terminado o período de tolerância, pois um novo governante pisa um solo desconhecido, passamos a avaliar com mais clareza o governo Paulo Piau.
No setor de ensino: fechamento de escola no São Basílio, uso de apostilecas compradas a peso de ouro ao invés de livros fornecidos pelo governo federal e inércia para reavaliar os salários dos educadores.
Trânsito e planejamento urbano: preservou erros crassos no trânsito, há ruas com muitos buracos e teimam em manter o corredor de ônibus que enforcará o tráfego. Pouco trabalho em muitos meses.
Saúde: falta muitos medicamentos em postos de saúde, um hospital para acabar, mas que nunca termina, casos em que a Prefeitura remunera até quatro advogados para evitar que um paciente tenha reconhecido seu direito a receber remédios de uso contínuo.
Como um solitário destaque positivo temos a conquista da outorga de utilização de água do Rio Claro, ou seja, Uberaba passa a contar com outra fonte de abastecimento.
Em meio a esse caos, podem pensar que tenho saudades dos governos de Anderson Adauto. Jamais! Não podemos esquecer que seus desastrosos mandatos geraram dezenas e dezenas de processos, muitos dos quais já lhe renderam condenações, além da insaciável fome em arrecadar multas e impostos.
Piau ainda poderá alterar a rota e salvar seu mandato. Ao eleitor cabe olhar para o futuro e escolher novas lideranças.