Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

"Novo diretor" na Rádio 7 Colinas



Vazou no microfone da 7 Colinas:


"Amanhã você aperta o Zé (Luiz Alves), sobre o cronograma das obras"

As palavras foram ditas "em off" pelo Prefeito Anderson Adauto ao Jornalista Edson Santana, imediatamente após o político ter sido entrevistado no Manhã 1120, hoje.

Ora, será que o Prefeito está ensaiando para ser diretor de rádio, depois que deixar o atual cargo? Ou será que está tentando desviar o assunto da recente falta de água por administração ineficaz do sistema e do poço profundo do B. Olinda, das famílias que pagam, mas não contam com rede de esgoto no Estrela da Vitória? Ou do excesso de horas extras no Codau?

Conhecendo o Edson Santana, como conheço, duvido que a "solicitação" seja atendida.

Ascendendo as taxas

Segundo o Sr. Cláudio J. D. Sales, presidente do instituto Acende Brasil: "O que poucos sabem é que pesam sobre os custos produtivos da eletricidade 36 tributos e encargos criados pelos Poderes Executivo e Legislativo e que totalizam 45,1% da tarifa de eletricidade..."

Esta postagem abaixo (retirada do Jornal EXPRESSO) se refere a dois deles, a Taxa de Iluminação Pública e a COSIP (criada no atual governo), que são revertidas para a Prefeitura de Uberaba, e comenta a vontade do Prefeito de terceirizar as lâmpadas dos postes da rua em que você mora.


Ascendendo as taxas


Olhe sua conta de luz, nela é cobrada a Contribuição para Custeio de Iluminação Pública, cujo valor é maior para quem consome mais energia, todo mês você paga. E quem fica com o dinheiro?

Se você respondeu que é a CEMIG errou! Iluminar as ruas, avenidas e praças é obrigação das prefeituras, sendo assim os prefeitos impõem uma tabela de valores (que muda conforme a cidade), e fazem convênio com a companhia de energia para realizar a cobrança e o serviço.

A CEMIG, seguindo as solicitações, instala, repõe e troca os modelos das lâmpadas, também mede o quanto o município gastou de energia para fazer funcionar a iluminação pública. Ela desconta o que foi gasto e quando há sobra, devolve o dinheiro para cada cidade, individualmente.

No caso de Uberaba estima-se que ocorre superávit mensal de R$ 300 mil, depositado na conta da prefeitura. Uma das razões de tais “sobras” é a criação da COSIP, uma taxa imposta aos terrenos vagos, mas que não diminuiu em 1 centavo sequer o valor da contribuição que pagamos nas contas, outro motivo é o baixo investimento da PMU no setor.

Por outro lado, o prefeito voltou da Europa cogitando entregar a iluminação a um grupo italiano. Será que nós uberabenses somos tão incapazes a ponto de não conseguirmos gerir lâmpadas em postes?

Ainda bem que a CEMIG nunca aceita tais proposições de “colocar terceiros na jogada”.

domingo, 30 de outubro de 2011

JORNAL EXPRESSO


http://www.jornalexpressouberaba.com.br/



O Jornal Expresso, do qual me orgulho de ser colaborador, não vende opiniões ou convicções, vende espaço publicitário. Sem medo de errar, digo que ele é, atualmente, o jornal mais independente editado em nossa cidade.

Clique no link acima e leia-o semanalmente.

Estrela sem brilho - derrota de virada



O Jornal de Uberaba (JU) de hoje, trouxe uma reportagem a respeito do loteamento Estrela da Vitória, segundo o diário, lá trinta famílias vivem sem saneamento básico, dependem de escavar fossas, existe esgoto a céu aberto, pois não há rede do Codau, asfalto nem pensar e iluminação pública "eclipsada" pela falta de postes.

Quer ler notícias piores? Prossiga:

Eles pagam conta de água e nessa esta sendo cobrada a TAXA DE ESGOTO, pagam a Cemig e na fatura vem incluída a TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA (que, diga se de passagem, vai para o caixa da Prefeitura).

Vou relembrá-lo de alguns fatos do Estrela da Vitória. O loteamento surgiu a partir de invasão de sem-teto durante o governo de Marcos Montes, o então Prefeito tentou remover os invasores para que na área fosse construída a sede do SEST-SENAT, uma vez que a área em questão é à beira da BR 050. Os invasores foram apoiados pelo então Deputado Estadual Anderson Adauto, que inclusive doou para os sem teto uma máquina manual para fazerem tijolos de terra e cimento.

O SEST-SENAT foi construído, mas em um local inadequado aos caminhoneiros, na Av. Nossa Senhora do Desterro e os moradores do Estrela da Vitória permaneceram onde estavam esperando a vez do "Messias".

Eles só voltaram a ser incomodados quando o Município resolveu, no primeiro mandato de Anderson Adauto, retirar alguns deles para que o Governo Federal executasse aquela trincheira no cruzamento com a BR 050. Aí pode, aí ninguém gritou e se a máquina de tijolos estivesse no caminho poderia ter sido atropelada.

Um peso, duas medidas. "Esqueçam o que eu doei".

DESVIO DE ROTAS

Reafirmo: o setor de trânsito da Prefeitura de Uberaba não encara de frente os reais problemas da cidade. Estão se dedicando a aspectos de pouca ou nenhuma importância em bairros. No entanto o centro da cidade foi abandonado, não pintam faixas, não consertam placas, nenhuma desapropriação foi realizada para melhorar cruzamentos, o trevo da Exposição foi reformado, piorou e está ao Deus dará.

Pelo relatado acima estou iniciando uma série de postagens que discutirá as mazelas do tráfego e da acessibilidade das vias uberabenses.

Inicio com um texto divulgado pelo Jornal Jumbinho em que denuncio as inversões de prioridades da PMU, parece, felizmente que estão revendo posições em relação à Av. Claricinda Rezende e passando a observar a necessidade da esmagadora maioria dos pagadores de impostos.

A postagem Rotas de luxo deste Blog, é na prática um resumo deste assunto.

DESVIO DE ROTAS


Escrever no Jumbinho me imbui de uma considerável responsabilidade: o Jornal circula em uma grande região de Minas e norte de São Paulo, portanto tenho que desligar de assuntos pontuais da minha Uberaba e concentrar em fatos e causas de maior abrangência.

No entanto, peço desculpas ao leitor pois desta vez relatarei uma questão local, lembrando que o homem comum aprende pelos próprios erros e o sábio aprende observando os erros alheios.

Os casos a seguir se referem à estrutura viária de Uberaba:

1- Uma obra foi planejada há anos e seria barato para terminá-la: ligar o Parque São José ao Residencial Flamboyant, através das Avenidas Claricinda Alves Rezende e João Theodoro Almeida, já existentes, bastaria uni-las por uma trincheira sob a ferrovia, o trânsito, dezenas de bairros e milhares de uberabenses seriam beneficiados.

Interesses pessoais e forças ocultas estão trabalhando em sentido contrário, até reunião já realizaram com intenção de modificar o traçado original. Cogita-se gastar muita verba para abandonar o previsto e fazer uma nova avenida para promover tal ligação, só que esta custará o desmantelamento de uma área de preservação permanente, que possui nascente d’água e matas. Se isto se efetivar, teremos o predomínio do interesse privado sobre o público, além de trocar o barato pelo caro.

2- R$ 14,5 milhões, garantidos pelos pagadores de impostos de Uberaba, é o que se pretende gastar para fazer uma avenida ligando o muito pouco ao quase nada: a “transmatozônica” sairá da periferia de um bairro, o Boa Vista, e passará nas costas de outro, o Fabrício e desembocará sua pequena demanda de trânsito na Univerdecidade (que é uma ampla área desabitada).

É preciso esclarecer que o traçado da avenida beneficiará um loteamento de alto padrão, enquanto a cidade continua com suas mazelas: ruas sem asfalto, esgoto a céu aberto, falta de médicos e remédios em postinhos, salas de aula com excesso de alunos, prédios públicos sem vigilantes e à mercê de arrombadores e vândalos, professores ganhando salário mínimo, falta de banheiros públicos no centro da cidade, etc.

Governar bem, é distinguir as reais necessidades públicas estabelecendo uma boa relação entre custo e benefício: Um viaduto sobre a Leopoldino Oliveira na Osvaldo Cruz, outro sobre os trilhos na Padre Eddie Bernardes, uma cirurgia urbanística no trevo da Exposição, concluir o que resta asfaltar na R. Espanha alargando-a, ligar o Tutunas à Univerdecidade ou calçar as ruas de Peirópolis, estão na prateleira das obras mais baratas e úteis a realizar.

Volto a pedir-lhe perdão, por tratar de assuntos que orbitam o meu umbigo, entretanto fica a conclusão que o processo de escolha de vereadores e prefeito em sua cidade, tem que passar pelo controle de qualidade quanto à sensibilidade e humanismo do político para estabelecer o que é prioritário.

sábado, 29 de outubro de 2011

E quem multará a Prefeitura?

Clique e veja fotos da Av. Pedro Lucas, no Jardim Espirito Santo.

Caro leitor, só depois que postei estas fotos do endereço abaixo, aprendi que para acessá-las é necessário ter conta de e-mail do google. Como é gratuíto e seguro, sugiro, se for o caso, que você abra a sua, você poderá ampliar seu potencial de explorar a rede.


https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=gmail&attid=0.1&thid=13349e661802ee45&mt=application/msword&url=https://mail.google.com/mail/?ui%3D2%26ik%3D2a0fd8d87f%26view%3Datt%26th%3D13349e661802ee45%26attid%3D0.1%26disp%3Dsafe%26zw&sig=AHIEtbRgPV0juOnoXAursMlCVqilLsx8yw

Sr. Prefeito,

Em entrevistas nas rádios locais, várias vezes, o Sr. disse que quem não pudesse pagar deveria limpar o terreno que possui pegando na enxada.

Chegou sua hora. Reconhecemos a dificuldade que o Município teria para efetuar pagamentos, afinal, para cumprir seus intentos, seu governo contraiu empréstimos e mais empréstimos.

O mercado de Uberaba, graças às "excelentes políticas" de desenvolvimento está diversificado. Portanto sua majestade poderá escolher entre várias marcas de ferramentas.

Mãos à obra. Bom trabalho!

Sucesso da manifestação contra o alvará

Embora as notícias dêem conta que poucos participaram da manifestação contra o famigerado ALVARÁ DE SEGURANÇA, sei que a avaliação apenas numérica, é precipitada e incompleta.

Vejamos alguns fatos positivos:

O eminente advogado, Marco Antônio Figueiredo esteve no local e concedeu entrevista se posicionando contrário à aberração;

Duas rádios cobriram o manifesto, 7 Colinas e Rádio JM,

Alguns comerciantes do calçadão ficaram sabendo das intenções do poder público e se indignaram;

Dois Jornais se manifestaram/cobriram o assunto: Jornal da Manhã e Expresso;

O Vereador Luiz Dutra disse que se o Alvará for $ cobrado $, ele é contra. o que não deixa de ser um avanço, uma conquista.

A TV BAND REGIONAL convocou, e as partes, manifestantes, Polícia Militar e Vereador Luiz Dutra aceitaram debater o assunto em sua programação.

Sem a manifestação, o que ocorreria?

ENQUETE QUE INQUIETA - II

Como "a voz do povo é a voz do Blog", vejamos os resultados da enquete: "A SAÚDE DE UBERABA ESTÁ:"

19 pessoas votaram,

- 57% só viu as cinzas do que existia, por isso escolheu INCINERADA COMO OS MEDICAMENTOS, vai ver que seus dirigentes estão vencidos como os remédios.

- 1 leitor escolheu "ENTERRADA NO HOSPITÉRIO", pode ser uma premonição, uma vez que o Hospitério ainda não ficou pronto. Se bem que basta olhar a obra para saber que ele será enterrado.

- 1 disse que está: "NO CAMM, NA MACA E NO CORREDOR", pode até ser, mas, provavelmente por birra, trocaram o nome do lugar e fizeram uma maquiagem.

- 1 alega que "ESTÁ ESPERANDO O SAMU", pelo jeito quem vai chegar primeiro é o rabecão.

- 26% ou 5 acham que "ESTÁ NA UTI". Uai!? Achou vaga?

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Gol de placa

Heraldo Luiz, líder do protesto ocorrido esta manhã no calçadão, além de conceder várias entrevistas e visitar e sensibilizar comerciantes em relação à nossa causa, conseguiu outra enorme vitória:

A TV Regional (Band), pretende promover um encontro para debater o assunto (essa descabida intenção de criar o ALVARÁ DE SEGURANÇA), contando com a presença do Vereador Presidente Luiz Dutra, de um representante da PM e de alguém do movimento de protesto.

Sem dúvida, Heraldo, por sua liderança, é a pessoa mais indicada!

ÉRAMOS CORAJOSOS

O artigo a seguir foi divulgado no Jornal JUMBINHO há um bom tempo, você poderá, ao lê-lo, acompanhar um pouco da história de Uberaba. Quando vemos alguma iniciativa como a noticiada pelo Jornal da Manhã (veja a postagem anterior), passamos a acreditar que ainda sairemos da letargia.

ÉRAMOS CORAJOSOS


Ficamos admirados com a determinação e persistência do povo do Egito para derrubar o governo ditador de Hosni Mubarak, é um fato histórico importante, e é bem provável que as futuras gerações terão que estudá-lo sempre que necessitarem entender as questões do oriente médio.

Ficamos indignados com a ignorância e a “falta do que fazer” de torcedores que apedrejaram o ônibus com jogadores de futebol do Corinthians, como se este esporte fosse a coisa mais importante do mundo. Tal manifestação de vândalos, um verdadeiro esperdício de esforço humano, envergonhará nossas futuras gerações, caso elas sejam mais evoluídas que a nossa.

O brasileiro está cercado de questões importantíssimas como a excessiva carga de impostos, a corrupção nos três poderes (legislativo, judiciário e executivo) e suas consequências: o desamparo na saúde pública, a péssima qualidade do ensino, a impunidade generalizada e a sucata em que se transformou a infra-estrutura do país.

Diferentemente dos egípcios, os brasileiros se recolhem a letargia, ficando os protestos relegados a conversas em mesas de botecos e eventuais churrasquinhos de fim de semana. O bate papo desses ambientes sempre tende a se converter em um “graças a Deus não é comigo”, “eu tô de boa” ou “vou dar um jeitinho”.

Uberaba não é diferente, mas já foi! Em 23 de Abril de 1952 culminou uma rebelião popular contra o governo de Minas que cobrava impostos escorchantes e realizava fiscalizações truculentas. Atacaram repartições fiscais do Estado, as coletorias, jogaram máquinas de escritório, papéis e arquivos nas ruas e no Córrego das Lajes, barraram o trânsito de veículos em um processo que só terminou com repressão policial de forças enviadas da capital.

O fato foi de tal relevância que foi noticiado pelo jornal The New York Times em 26 de Abril de 1952.

Deu resultado? Indiretamente sim!! O governador Juscelino Kubitschek, diferente do que faria um ditador, procurou se aproximar dos uberabenses e atendeu uma de suas principais reivindicações: destinou um prédio do Estado e apoiou integralmente a fundação da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, embrião da atual Universidade Federal de mesma denominação.

Outro fato histórico ocorreu em Uberaba, desta vez em 1899, quando surgiu um movimento contra o imposto territorial rural de 3% sobre o valor da terra, que o Estado cobraria dos mineiros. Tal rebeldia custou a cidade uma forte retaliação do Governador e “persona non grata” Silviano Brandão: o encerramento das atividades do Instituto Zootécnico de Uberaba, uma faculdade que formou, naqueles tempos remotos, em sua única turma oito zootecnistas cujo trabalho, em diversas atividades teve extrema importância, mas o tiro saiu pela culatra, o movimento anti-imposto se fortaleceu, moveu toda Minas e impediu a cobrança do novo tributo.

Sem dúvida, nossos antepassados foram mais unidos e lutaram por causas muito dignas. Fica a questão aberta: quando foi que perdemos nossa capacidade se nos indignar e protestar?

JM noticia reação de empresários

CIDADE
João Fábio Sommerfeld - 28/10/2011

Empresários fazem manifesto contra o alvará de segurança no calçadão

Após a manifestação dos mototaxistas em protesto contra o leilão das placas, os empresários da cidade prometem movimentar o calçadão da rua Artur Machado, hoje, a partir de 11h, rechaçando a criação do alvará de segurança.

Recentemente, o presidente da Câmara, Luiz Dutra (PDT), e o comandante do 5ª RPM, coronel Laércio dos Reis Gomes, além de representantes dos jurídicos da Casa e da Prefeitura, discutiram sobre a elaboração de um projeto de lei que exigirá alvará de segurança pública para o funcionamento de estabelecimentos comerciais e industriais no município.

Segundo um dos organizadores da manifestação, Eraldo Luiz Rodrigues Afonso, a expectativa é que os comerciantes participem da manifestação. Ele entende que a criação do alvará de segurança resultará no pagamento de mais um tributo. “Eu estou me colocando e posicionando como cidadão e exercendo a cidadania, no direito de me manifestar, repudiando a criação de mais um tributo, para que o cidadão venha a pagá-lo”, observa, solicitando que os vereadores e deputados que são contra esta medida também estejam presentes no local.

Conforme já divulgado pelo Jornal da Manhã, os estudos iniciais indicam que o alvará será formatado nos moldes do que é expedido pelo Corpo de Bombeiros nas vistorias, visando à prevenção de incêndio. No entanto, diferenciado para os comerciantes e empresários, que terão de seguir as diretrizes estabelecidas pela Polícia Militar.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

UM POR TODOS

Heraldo Luiz, um odontólogo antenado nos problemas da nação e da cidade, está conclamando todos, e cada um, a comparecerem neste dia 28 de Outubro, no calçadão da R. Artur Machado, às 11:00 hs., para realizarem um manifesto contra mais um descalabro: a intenção do vereador Luiz Dutra, em associação com a Polícia Militar, de instituir em Uberaba, e só em Uberaba, o ALVARÁ DE SEGURANÇA.

Mesmo que haja pouco tempo para organizar o movimento, mesmo que muitos por desinformação ou ocupação não possam comparecer, a ideia deve ser valorizada. Já que a CDL e a ACIU parecem estar atravessando o vale das sombras, alguém tem que agir, tem que dar o primeiro ponta-pé.

Parabéns Heraldo, por sua atitude altruísta, nosso blog apoiará essa atitude cidadã e relatará os fatos que surgirem.

EFEITO MALA

Duas notícias aparentenente distintas:

"A Toyota, que ia instalar uma nova fábrica em Indaiatuba, mudou de ideia. Vai para Sorocaba, onde a água, fundamental para a produção, é mais barata." - Estadão, 25/10/2011, pág. D2.

"Mais de 50 multas são aplicadas pelo uso de sacolas plásticas" ... "estão sendo mutados inicialmente em R$ 150 ... em caso de reincidências, as multas vão de R 750 até a interdição." - Jornal do Triângulo, Uberaba, 20/10/2011, pág. 6.

O que, na aparência, nada tem a ver, tem tudo: são políticas que atraem ou repelem empresas.

Uberaba, no governo Anderson, inflacionou, e muito, suas tarifas de água e esgoto, além disto criou leis "mais realistas que o rei" para atrapalhar a iniciativa privada.

Vem aí mais uma: o ALVARÀ DE SEGURANÇA, leia também neste blog, "7 bilhões" e "UBERABA ACABA".

Oh Prefeito, oh Zé, deixem os homens trabalharem!























quarta-feira, 26 de outubro de 2011

HISTÓRIA DESENCANTADA

Este artigo será divulgado pelo Jornal Jumbinho. Precisamos de um governo mais republicano, ou seja, que respeite mais a coisa publica, que não torne o governo um aparelho do partido.


HISTÓRIA DESENCANTADA


Num palácio bem distante, a uns quinhentos quilômetros, trabalha uma governanta, ela foi escolhida por seus moradores, lhe entregaram a chave do cofre e um cheque em branco assinado.

Uma de suas funções é contratar e demitir os serviçais, para evitar erros, ela se esmera na escolha e na vigilância da sua equipe de trabalho.

Chegou a vez de empregar um jardineiro, para tal, a governanta estabeleceu um perfil daquele que receberá seu voto de confiança. Como sempre, manteve contatos com conhecidos, além de outro auxiliares. Ela quer alguém que entenda os pormenores do serviço, terá que ser honesto e trabalhador, deverá saber expor suas idéias com clareza, procurar manter o que está bem, detectar pontos falhos e saná-los de forma inovadora e criativa.

A governanta, espera e exige, que o futuro jardineiro combata com determinação as ervas daninhas, que seja equilibrado nos gastos para a realização do serviço. Ela lembra que uma parte do dinheiro que as pessoas colocaram em suas mãos será transferida ao seu indicado, mas o nome que estará em jogo é o dela e o futuro das finanças do palácio depende deste e de seus outros auxiliares.

A lista de pretendentes ao cargo logo se torna extensa, mas alguns são imediatamente eliminados, dentre estes os que já foram testados e reprovados, ela pode verificar o passado de cada um dos que se oferecem para exercer a função pois conta com uma ampla rede de informação, seus assistentes inclusive levantam até informações secretas.

Suas preocupações aumentam quando ela pensa que o futuro jardineiro uma vez na função, passará a conhecer as rotinas, os esquemas de segurança, enfim, se for na realidade uma pessoa de má fé, ele poderá roubar, passar informações para quadrilhas que vivem de atacar palácios. Se ele tiver vícios e fraquezas de caráter, poderá gerir muito mal o orçamento que lhe for confiado, fraudará notas de compras, direcionará gastos àqueles que lhe oferecerem comissões, beneficiará parentes e amigos.

A governanta sabe, ela viu e ouviu falar que alguns que prestaram serviços ao palácio foram corruptos, isto fica muito claro quando o patrimônio daqueles nos quais confiou apresenta crescimento desmedido.

Ser governanta de verdade é servir aos patrões e não aos companheiros e amigos, sendo assim, em caso de múltiplos indícios de desonestidade por parte do jardineiro, ou qualquer outro serviçal, ela sempre afastará seu comandado, por saber, antes de tudo que o dinheiro com o qual lida, não lhe pertence, ele é de seus patrões.

Imagine que a governanta é na verdade nossa governante, e nós seus patrões, que os serviçais sejam os ministros e outros ocupantes de cargos de primeiro escalão, e que o palácio seja um país chamado Brasil. Dá para acreditar que o jardim está bem cuidado?

Leia semanalmente o Jornal Jumbinho.

O TRÂNSITO E A TEIMA

Se nosso trânsito fosse um bolo de aniversário, eu diria que até agora, a Prefeitura está apenas lambendo o glacê.


Você já reparou que não encaram os problemas de frente, como o da rotatória da Exposição?


O trânsito e a teima


Quem acompanha notícias da cidade de São Paulo tem observado que a “cidade que não pode parar”, está agindo para que seu trânsito ande mais devagar. As vias de grande movimento que formam os chamados corredores, tiveram sua velocidade máxima permitida, reduzida de 70 para 60 Km/h, isto funciona como prevenção à ocorrência de acidentes e diminui a gravidade das consequências dos mesmos.

Para usar linguagem típica, digamos que Uberaba está no contra fluxo desta tendência. O número de atropelamentos, principalmente de idosos, está assustador, várias pessoas já morreram nos últimos meses, parte disto ocorre porque os administradores do nosso trânsito estão se preocupando muito com as máquinas e pouco com o Homem. O mais forte exemplo é a implantação (mal avaliada) de mão única em algumas vias, sem no entanto levar em conta a consequência imediata: carros e motos passam a correr mais, aumentando o risco aos pedestres e ciclistas.

Carecemos de um transporte que seja realmente coletivo, não temos estacionamentos públicos para bicicletas, nem ciclovias ou semáforos para pedestres e ainda falam em fechar mais ruas, sendo que deveríamos fazer o contrário.

Mas todo aquele que faz críticas, acaba ouvindo uma resposta de alguém que está se escondendo atrás da mesa do caríssimo Jaime Lerner: “Você está errado, e eu sempre estou certo!”

terça-feira, 25 de outubro de 2011

BANDIDOS



http://www.youtube.com/watch?v=nHGrZ-N8mds


Assista o video usando este link (acima), que o levará ao youtube, mas não se esqueça de voltar ao nosso cantinho na internet.

AINDA O TAL ALVARÁ...


Leia, em primeira mão, artigo que circulará no Jornal Expresso, neste fim de semana, mas não deixe de procurar o semanário em seus pontos de distribuição.

O provérbio árabe traduz a realidade uberabense e do Brasil, onde está cada vez mais difícil de vencer a ingerência dos poderes contra a liberdade do cidadão.

ALVARÁ DE SEGURANÇA


Mais um! Em Uberaba poderá surgir mais uma aberração, é que a Câmara de Vereadores, através de seu Presidente Luiz Dutra, está articulando com o comando local da PM, e têm por finalidade instituir o Alvará de Segurança.

A ideia é obrigar as firmas da cidade a se adequarem contra a criminalidade. Por exemplo, poderão impedir uma empresa de continuar existindo se não colocar câmeras filmadoras, cerca elétrica, alarme, etc.

Repare que, aqueles aos quais pagamos para nos oferecer segurança, estão transferindo para a iniciativa privada boa parte de suas obrigações.

Seria melhor que o Dutra começasse a motivar seus pares para combater os delitos que possam estar ocorrendo na Prefeitura, que o Estado e o Município finalmente cumprissem suas palavras e implantassem as câmeras do Olho Vivo, que as Polícias aumentassem seu efetivo, que as viaturas fossem melhor equipadas e mais potentes.

Esta ingerência, mais uma, nas empresas, representará um aumento de custos (de implantação e manutenção), dificuldades burocráticas para abrir e mantê-las de portas abertas e um novo foco de corrupção fiscal.

Ditado árabe: “Se um camelo por a cabeça dentro de sua tenda e você não espantá-lo, logo ele entrará, consumirá sua comida e água e, por fim, montará em você”. Em Uberaba, o camelo já está dentro de nossas tendas, está faltando muito pouco...


Borjão vai ao reservatório

O Vereador Marcelo Machado Borges visitará o reservatório elevado do Codau no B. Gameleira. Então, que leve guarda-chuva, capa, galochas e óculos de mergulho, pois a coisa está feia.

Não dá para entender porque um vazamento d'água se eterniza a tanto.

Sr. Vereador, verifique também os contratos que a autarquia fez com prestadores de serviço para "solucionar" o problema.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

LIVRO É LIXO!

Este artigo, divulgado pelo Jornal Jumbinho, detalha melhor o absurdo praticado contra a educação em Uberaba.


LIVRO É LIXO (EM UBERABA)


O Programa Nacional do Livro Didático é executado pelo governo federal, que envia a todas as escolas municipais e estaduais de ensino fundamental (do 1o ao 9o ano) os livros didáticos. Cada aluno recebe os seus, utiliza e devolve à escola no final do ano, eles têm vida útil de 4 anos. O governo disponibiliza várias obras de diferentes autores, cada escola seleciona o material segundo seus critérios, consultando seus educadores, avaliando sua clientela e finalmente adota os livros que melhor se adequem a sua realidade, dentre os fornecidos pelo Ministério da Educação.

Em Uberaba não era diferente, até que o Prefeito Anderson Adauto Pereira resolvesse andar na contramão. Mesmo o município já tendo recebido o material federal do PNLD, tê-lo aceito, carimbado com o nome das escolas e guardado nas estantes a espera do ano letivo, que se inicia junto com o mês de Fevereiro, o chefe do executivo resolveu renegá-lo.

A Prefeitura de Uberaba resolveu contratar sem licitação, à revelia da comissão de educação da Câmara Municipal, uma escola particular local para confeccionar apostilas para os alunos da rede pública. O valor contratado foi de R$ 12.513.000,00 por dois anos, serão fornecidas 84.930 apostilas em cada ano para 16.710 alunos. Façamos as contas: são 5 apostilas por aluno por ano, a um custo de R$ 73,60 cada uma. Convenhamos, por mais que se prometa serviços agregados ao material, o preço, principalmente devido à escala de produção é exorbitante.

As críticas a esse ato do executivo, como a que estou fazendo agora, estão sendo taxadas de “intrigas da oposição”, mesmo que assim fossem, estariam dentro do legítimo exercício democrático.

Associada a não exigência de licitação, que por si só já constitui um escândalo, pois a escola “premiada” pelo Prefeito é apenas a terceira colocada no ENEM, na cidade, em outras palavras, há duas outras instituições de ensino que se posicionaram melhor em um quesito comparativo de importância relevante, passo a citar outras aberrações: A escola contratada já era a encarregada de avaliar os alunos do ensino municipal, portanto agora fará uma “auto avaliação”, também a contratada mantém de forma contumaz professores não habilitados didaticamente em seus quadros, em outras palavras gente que nem formou para professor dá aulas lá, a parceira da prefeitura é apenas uma escola de primeiro e segundo graus, não possuindo em seu quadro funcional um significativo quadro de doutorados e mestrados, como se tem em uma universidade.

Mas a maior indignação fica para a destinação que terá os livros enviados pelo governo federal, uma vez dispensados se tornarão um “lixo educacional”.

Caro leitor, em Uberaba a “coisa” já está feita, cuide para que o mesmo não ocorra na sua nem em outras cidades, a não ser que você goste de pagar contas em duplicidade e que você ache que a tabuada, a gramática, ou os princípios que regem as ciências sejam folclores regionais.

domingo, 23 de outubro de 2011

APOSTILAS CARAS

Este artigo, divulgado no Jornal EXPRESSO, no início de 2011, mostra como os gastos com ensino em Uberaba estão ocorrendo de forma torta e equivocada.

Leia também ESTRANHAS AVALIAÇÕES, neste Blog


APOSTILAS CARAS


No dicionário: “Apostila: 1- Comentário que se põe na margem de um livro ou manuscrito. 2- Recomendação à margem de um requerimento. 3- Resumo de lições.” O uso de apostilas escolares vem de um passado no qual os estudantes enfrentavam dificuldades para encontrar e comprar livros, elas eram frutos de cópias, resumos e cortes em textos dos mesmos.

A Prefeitura de Uberaba entrou em uma aventura: decidiu comprar estes materiais de qualidade questionável, senão condenável, de uma escola particular da cidade. Pior, o fez sem licitação, ou seja, sem concorrência de preços e qualificação.

Custo: R$ 12.513.000,00, por 84.930 apostilas, ou ainda R$ 73,60 cada uma delas. As poucas que chegaram até agora às mãos dos estudantes tem erros de português, de digitação, partes sem nexo, problemas gráficos e não se adequam à realidade social, econômica e à maturidade intelectual dos alunos.

Ao optar pelas apostilas o Município relegou a um cantinho das pequenas bibliotecas escolares os livros novinhos enviados pelo Governo Federal no fim do ano passado. Desperdício de qualidade e dinheiro público.

Salas de aulas lotadas, professores mal remunerados, escolas mendigando ampliação, ensino integral deficiente, falta de especialistas como psicólogos, merenda escolar terceirizada, educadores contratados sem concurso público, computadores quebrados, porém apostilas caras na mão e livros no chão.

ALVARÁ DE SEGURANÇA... MAIS UM!

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Luiz Dutra, talvez no desespero de finalmente fazer alguma coisa certa, resolveu tascar mais obrigações e impedimentos para as pessoas que atuam na iniciativa privada. Vem aí o alvará de segurança.

Ao invés de fazerem o seu papel, as autoridades querem, cada vez mais tranferí-lo para os populares. Segundo reportagem do Jornal da Manhã, a Policia Militar e a Câmara ditarão normas de conduta e segurança a serem obrigatoriamente seguidas pelos outros.

Na prática isso representará: mais GASTOS, BUROCRACIA, DEMORA NA ABERTURA DE EMPRESAS E LIBERAÇÃO DE ALVARÁS e consequente INCREMENTO DE CORRUPÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS e, portanto, INVIABILIZARÁ ALGUNS NEGÓCIOS (em Uberaba e de Uberaba, como sempre).

É só apertar para o lado do poder público, principalmente em nível municipal, que a turma começa a empurrar suas tarefas aos outros. A PM, que sequer dota suas viaturas de câmeras para gravar e apoiar as operações policiais, o governo de Minas que parece existir para prometer e adiar o projeto Olho Vivo e os vereadores que se calaram quando o Prefeito tirou a Guarda Municipal da porta das escolas, vão agora impor que os outros devem fazer?

Imagine como seria uma visita da fiscalização do alvará de segurança:
- Aqui você TEM QUE colocar mais uma câmera que NÃO PODE ser preto e branco, ali você TEM QUE por uma cerca elétrica, o seu alarme não está entre os modelos que nós EXIGIMOS,
CONTRATE um responsável técnico para fazer um laudo garantindo que suas portas são resistentes...

Ora bolas, que mandem em suas casas e quintais e que deixem o povo trabalhar em paz.

Se o Presidente Dutra, ou melhor, para não confundir os níveis de poder, se o presidente da Câmara Luiz Dutra desejar combater delitos, que amplie o aparato do legislativo uberabense para fiscalizar o executivo, ao invés de investir em carruagens de luxo ou reformas onerosas do plenário.






sábado, 22 de outubro de 2011

O peso do Prefeito


Anderson Adauto está muito pesado para os mototaxistas de Uberaba carregarem. Ele declarou a imprensa que os vereadores estão "querendo aparecer" quando propõem instituir o direito de credeciamento a mototaxistas que comprovem uma atuação de pelo menos 5 anos no ramo.

Disse ainda que o leilão para concessões de placas está barato, ele quer que o lance mínimo suba de 3 para 4 mil Reais. De fato para quem tem salário de Prefeito...

Já expus neste Blog meu ponto de vista: a favor da livre concorrência, regulada pelas leis de mercado, da mesma maneira que ele regula o supermercado, a loja, o açougue, o pet shop, etc., assim todo aquele que se dispusesse a obedecer normas de segurança, habilitação, caracterização do veículo e demais imposições poderia atuar.

A comparação que o Prefeito fez do mototáxi com o táxi da rodoviaria mostra seu desapego ao livre mercado. Ele alega que placas de táxi estão valorizadas. É LÓGICO, eles, os políticos, vivem criando e aprovando "cartórios" (ambientes nos quais só podem trabalhar aqueles que forem amigos do rei).

Nós, os brasileiros, temos que acostumarmos com o Sr. Mercado, ele é que deve dar as cartas, gerando concorrência e regulando os preços ao consumidor.






ACABOU-SE O QUE ERA DOCE

A coluna "língua de trapo", do Jornalista Edson Santana, divulgada neste sábado no Jornal EXPRESSO, trouxe uma notícia amarga, azeda e salgada:

O Doces Zebu pode estar, após décadas, encerrando suas atividades.

Perderemos dezenas de empregos, impostos e deixaremos de "exportar" para outras cidades e estados.

É sempre ruím recordar que o finado Carrefour, o também morto Curtume Atlântica e o Wal-Mart receberam tudo quanto é incentivo:

- IPTU grátis por 10 anos,
- ISSQN grátis durante as construções,
- terraplanagem,
- adequação de sinalização e vias públicas,
- pasmem: anúncio em folder da Prefeitura.

Empresas como a "Doces Zebu" receberam:

- aumentos sequenciais de IPTU e desconto zero,
- crescimento de taxas da vigilância sanitária,
- perseguição ao queijo mineiro, como se bandido fosse,
- mais "cobras e lagartos"

Importantíssimo recordar:

Anderson Adauto fez o compromisso, e não cumpriu, de construir em seu primeiro mandato, um Agroshopping Municipal, às margens da BR 050, para comercialização de produtos e artesanato local.

Leia mais na postagem "Uberaba acaba"

REDUÇÃO ECONÔMICA

Artigo divulgado no EXPRESSO de hoje, lá tem muito mais, pois é um jornal livre!

REDUÇÃO ECONÔMICA


Pense rapidamente, e cite o nome de uma rede de lojas, que pertença a uberabenses e possua filial em cidades vizinhas.

Eu sei que você tentou e certamente não conseguiu resposta. A verdade é que as políticas de desenvolvimento adotadas pelos órgãos municipais, especialmente a Secretaria de Indústria e Comércio, há muito, estão equivocadas.

Deram dinheiro para estrangeiros (americanos, japoneses, franceses...), mas esqueceram os arranjos produtivos locais. Não se ouve falar que uma fábrica de doces, botinas, confecções, pré-moldados e etc. tenha sido beneficiada sequer com um abatimento no IPTU, pelo contrário...

Em obras públicas também somos um desastre. Veja o caso do Hospitério, ele mostra o amadorismo administrativo público.

Registrarei também o esperdício de oportunidades dos empresários locais no imobiliário. Compare: em Ituiutaba, ao ficar sabendo que a UFU iria construir um campus, um investidor doou parte de suas terras, uma gleba de 50 mil metros quadrados para a edificação, assim o mesmo se beneficiou da extrema valorização ocorrida em suas terras e promoveu loteamentos de sucesso. Enquanto isso, na expansão da UFTM, nenhum dos empreendedores uberabenses soube aproveitar este momento único.

Para piorar estamos fechando a semana em que a vinda do prometido gasoduto pode ter melado. Leia mais no meu Blog.


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ENQUETE QUE INQUIETA - I

Resultado da 1ª enquete que inquieta:
Perguntamos:

Como está o trânsito em Uberaba?
Mesmo sob duvida cruel, 16 votaram:

HORRÍVEL 25%, 04 votos
TERRÍVEL 18%, 03
IMPOSSÍVEL 3%, 01
MATADOR 50%, 08 votos

Democraticamente falando o trânsito de Uberaba é MATADOR, e é mesmo!
As pessoas estão sendo caçadas pelos carros e motos, que demonstram uma predileção por idosos.

Houve um quase empate técnico entre TERRÍVEL e HORRÍVEL, afinal o que é um terror para uns pode ser um horror para outros.

Na rabeira, talvez enfrentando um engarrafamento, alguém, sozinho e corajosamente, disse que nosso trânsito é IMPOSSÍVEL. Tem gente que garante que quem acha o trânsito de Uberaba IMPOSSÍVEL de resolver é o caríssimo Jaime Lerner.

Por favor, vote em nossa segunda enquete inquietante.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Quando arrebentará?

Usando uma fórmula simplista, poderíamos dividir as nações em dois grandes grupos. De um lado ficaria o setor privado, no qual colocaríamos os pagadores de impostos, do outro teríamos os “contribuídos”, ou seja, aqueles que de alguma forma dependem da arrecadação de tributos para existirem.

Aqueles que labutam e colocam dinheiro nos cofres públicos mantém os que honestamente ou não, assiduamente ou não, militam no setor público. Me refiro não apenas aos salários, mas a todo o custeio da máquina estatal. A iniciativa privada, ao recolher suas obrigações paga também a manutenção, reformas, ampliações, construções e aluguéis dos prédios (alguns são verdadeiros palácios), custeamos partidos políticos e sua propaganda eleitoral “gratuita”, alimentação, viagens, hospedagem, transporte, segurança, sistemas de informática, mobiliário, frota e muito mais. Bancamos também corrupção de toda ordem: funcionários fantasmas, propinas, superfaturamento e fraudes em licitações. Este texto ficaria incompleto se eu não usasse esta frase para lembrar-lhe que custeamos juros de dívidas internas e externas.

Quando o estado se agiganta, aí “estado” significa o conjunto dos três poderes: legislativo, executivo e judiciário, a tendência é que os mandatários do mesmo tenham mais sede de arrecadação. Passam a fiscalizar melhor, punir os sonegadores e inadimplentes, mas principalmente, se dedicam, e muito, a criar novos impostos, taxas, contribuições, e multas.

O estado brasileiro é um mastodonte em franco crescimento. Aumenta o número de funcionários, de cargos de confiança, de ministérios e secretarias de governo, seus salários, a contratação de assessorias, gastos com publicidade, a corrupção, o número de estatais, a dívida interna e a externa, os gastos com cartão corporativo, as viagens (Dilma visita parentes na Europa, Anastasia vai à Suíça para “garantir que ocorra a Copa”, o Prefeito de Uberaba mistura lua de mel com missão à Itália...), punem magistrados com aposentadoria compulsória, indenizam terroristas com o “bolsa ditadura”, presos com o “bolsa crime”, compramos uma Olimpíada ... É bom parar por aí senão acaba a página.

Notícia de jornal: “Receita com tributos federais atingiu R$ 75,1 bi em setembro; no ano, valor vai a R$ 705,7 bi aumento de 12,63 % ante mesmo período de 2010”, e querem ressuscitar a CPMF!

Se continuar assim a corda vai arrebentar, chegará um dia em que o setor privado não conseguirá mais custear o público. Poderemos viver o caos, uma amostra (grátis mais nem tanto) do apocalipse.

Precisamos seguir uma linha política mais liberal. Liberal no sentido de defesa do cidadão contra as atrocidades de um estado, que vive criando dificuldades para vender facilidades.

Leia semanalmente o Jornal Jumbinho

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

MOTOTÁXI DE RÉ

Este artigo que escrevi no Jornal Expresso está desatualizado. Minha proposta para a legalização da atividade de mototáxi em Uberaba tinha caráter liberal: seria mototaxista todo e qualquer um que preenchesse requisitos de documentação, equipamento e segurança.

No entanto, sindicato da classe e Câmara de Vereadores agiram a favor da formação de mais um "cartório", que cria dificuldades para vender facilidades.

No momento, se você ler o jornal perceberá o choro e o ranger de dentes daqueles que foram contra o livre mercado. Tem mototaxista tradicional que poderá perder o direito de trabalhar, e deixará a vaga para um amador endinheirado.

Mototáxi


As motos, embora sejam veículos que expõem os usuários a maiores riscos, passaram a ser uma alternativa, principalmente para quem tem menor poder aquisitivo. Elas se deslocam mais rápido e barato, deixando para trás os ônibus atrasados, lotados e que não têm linhas bem planejadas.

O reconhecimento da atividade de mototáxi, permitirá legalizar inúmeros autônomos, que já atuam por esse Brasil afora. Caberá às prefeituras, dar as pinceladas finais na regulamentação.

Espero que Uberaba crie regras adequadas. Será um retrocesso se impedirem o livre exercício a todos que se interessarem por esse mercado. O direito de ser mototaxista não pode ser entregue ou vendido a um pequeno grupo de empresas ou pessoas, prejudicando a concorrência e incentivando um cartel.

Regras têm que existir: tempo de habilitação, bons antecedentes, recolhimento de impostos, contratação de seguradora, cores e identificação das motos, podem e devem ser exigidos.

O que não se pode fazer é explorar ainda mais o “motoqueiro”, que já paga IPVA, mas anda em ruas esburacadas, recolhe Taxa de Licenciamento, mas não vê segurança pública à altura, paga seguro obrigatório exorbitante e convive com o desemprego e a corrupção “made in Brazil”.

Os senhores vereadores não devem desperdiçar essa oportunidade, de legislar para a maioria e não para “grupeiros e grupelhos”.

Chutando a sorte

Artigo divulgado há um bom tempo, abordando a questão do Hospitério para um público leitor regional.
Divulgado pelo Jornal Jumbinho.

CHUTANDO A SORTE


Comparando duas cidades de nossa região, obteremos exemplo de boa e de má gestão de dinheiro público. Uberlândia e Uberaba conseguiram verba estadual para a construção de hospitais, cada uma recebeu do governo mineiro R$ 20 milhões.

Uberlândia ofereceu contra partida de R$ 18 milhões e está edificando um hospital municipal, Uberaba participará com R$ 9 milhões e fará um regional. A falta de iniciativa política de Uberaba, já aparece no fato das lideranças locais não terem sequer cogitado um consórcio de cidades vizinhas para aumentar a verba.

Uberaba escolheu para a construção um terreno pequeno (da ordem de 20 mil m²), em bairro densamente habitado, num quarteirão que é na pratica um trevo, o lote está ocupado por um depósito da Prefeitura, ao lado de um posto de combustível (o que contraria nosso código de posturas) e pior, colado em um cemitério.

Uberlândia indicou para sua edificação um lote grande (53 mil m²), em um bairro em desenvolvimento, onde o trânsito ainda é facilmente controlável, o terreno era vago, há um posto de gasolina afastado em pelo menos 400m e a localização permitirá futuramente, acesso rápido ao anel viário.

Uberaba gastará com mudança do depósito (pagando aluguel de R$ 25 mil ao mês em área próxima), pagará para demoli-lo e remover entulhos, complicará o trânsito nas imediações, não terá espaço horizontal para ampliações, o que futuramente exigirá onerosos elevadores e exageradas rampas, terá que “mudar” o posto, e pior: a PMU está gastando com a “compra” de laudos e publicidade, para dizer que nunca haverá contaminação de fontes de água servida por necrochorume.

Uberlândia não gastará com supérfluos, poderá realizar ampliações mais baratas e de menor impacto, “puxará” progresso para um novo bairro pois surgirão novas edificações de comércio, hotelaria, farmácia, etc., causará menor impacto ao trânsito pois só o estacionamento de seu hospital será maior que o terreno do de Uberaba.

O hospital regional de Uberaba, já virou motivo de charges, piadas e chacotas, tudo isso devido a infeliz escolha da área. Ele para alguns merece o nome de Hospitério. Pesquisa de opinião pública, encomendada por entidade classista presidida por um secretário municipal, mostrou que 35% dos uberabenses não querem o hospital naquele local acanhado, se somarmos estes àqueles que são indiferentes à mudança deste impropério arquitetônico, teremos ampla maioria exigindo e aceitando outro local. Inclusive o vice Prefeito da cidade já se manifestou desfavorável a essa decisão unilateral.

É por essas e outras que Uberlândia, menor que Uberaba até a década de 80, hoje tem mais que o dobro da população de sua vizinha e “ex” rival. Certa vez o dinâmico apresentador Milton Neves, definiu sorte como sendo o encontro da capacidade com a oportunidade. Se Uberaba teve a mesma oportunidade (verba) que Uberlândia, o que estará faltando aos nossos políticos?


Marcelo Alexandre é engenheiro e comerciante – escreve no Jumbinho semanalmente

terça-feira, 18 de outubro de 2011

AINDA O GÁS


Lendo o Estadão de hoje (economia pág. B3), pude entender melhor porque os nossos políticos estão gagás, quando o assunto é o gás natural em Uberaba.

- Quem vetou o gasoduto foi a Agência Nacional do Petróleo, ANP, e não o Tribunal de Contas da União, como noticiado em um jornal local;

-A ANP declarou que o projeto é "claramente inconstitucional", pois o duto que traria o gás a Uberaba é considerado de transporte, e não de distribuição, portanto teria que ser licitado, podendo aparecer outros interessados em construí-lo. A Petrobrás não tem direito de executá-lo, sem primeiro vencer a tal licitação.

-A Petrobrás pretendia trazer o gás até a divisa estadual com São Paulo, e entregaria o produto à Gasmig (que não é consumidora, daí a caracterização de transporte, e a consequente exigência de licitação). A Gasmig, esta sim, seria a distribuidora.

São gagás ou não?

Será um adeus ou um até logo `a planta de amônia?

O Gás e os Gagás

Noticia de hoje, reportando que a Procuradoria Geral da União, questiona a legalidade da possível implantação do gasoduto em Uberaba, uma vez que a Gasmig não tem concessão para atuar em São Paulo é mais uma pedra no caminho.

Leia agora artigo divulgado a algumas semanas no EXPRESSO.

O Gás e os Gagás


Vai faltar gás natural para a indústria brasileira, a constatação é da Petrobrás, que tratou logo de fazer alguns cortes em seus planos. Uberaba foi atingida em cheio, e as promessas eleitorais de Dilma e Anastasia podem evaporar. Ele prometeu um gasoduto e ela uma fábrica de amônia e uréia, políticos locais estavam pegando carona na onda.

Este gás não é o dos bujões que utilizamos. O Brasil conta com duas fontes: a bacia de Santos e a importação da Bolívia, na primeira desperdiçamos boa parte do produto que sai junto com petróleo mas é inutilmente queimado ao invés de comercializado (em 2010, R$ 7,5 Bilhões arderam em chama nos poços), na segunda fornecedora contamos com preços que Lula gentilmente aumentou, rasgando contratos, para agradar o Evo Morales.

Primeiro “desprometeram” a produção de uréia no município, depois em ato recente o presidente da Petrobrás “amarrou” a fábrica de amônia no pé de uma tartaruga manca, mas garantiu que ela virá.

O gás no Brasil é o mais caro do mundo, subiu 266% nos últimos 6 anos, o que supostamente chegará a Uberaba, sairá da Bolívia, entrará em Corumbá, passará por Três Lagoas – MS e passeará em São Carlos – SP donde será desviado para cá. Para piorar, a Petrobrás já iniciou e prossegue normalmente a construção de uma unidade de amônia e uréia em Três Lagoas. Dá para acreditar em políticos?

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ESTRANHAS AVALIAÇÕES


Que a Prefeitura comprou "após-tiras" a peso de ouro todos sabemos, que os livros do governo federal tiveram o mesmo destino que os 2517 kg de medicamentos, também!

Vejamos agora a notícia do JM de 29/06/2011: "José Ferreira deixa de ser o único a avaliar o ensino municipal", ela informa:

-interesse do Prefeito em contratar outra instituição para aplicar o SAEM (provas do Sistema de Avaliação do Ensino Municipal;

-que o atual responsável é o "Zé Ferreira" e que o mesmo foi contratado sem processo licitatório, que o mesmo atua desde o início de seu mandato e que o custo, para este ano, será R$ 370 mil.

-O Prefeito admite que os alunos também são rotineiramente avaliados pelo Ministério da Educação e Cultura através do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb).

-Adauto alega que a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é a favorita para assumir o serviço, mas não descarta a UFTM.

-O Prefeito LEMBROU que a UFJF avaliou aplicou a PRIMEIRA avaliação do ensino em seu governo.

-Disse que a UFJF também fez a última avaliação do ensino fundamental para o governo municipal anterior.

Ora bolas!
Se o Prefeito soube, sabia e sabe, que há, no mínimo, mais duas instituições com capacidade de avaliar os alunos, se existe também a avaliação do MEC (o Saeb e a Prova Brasil), por que então contratar o "Zé Ferreira" sem licitação?

E a justiça? Continua de olhos vendados?!

E o Ministério Público (promotoria), lê jornal?

domingo, 16 de outubro de 2011

HOSPITÉRIO - PARTE 2

Este artigo também foi divulgado pelo Jornal Expresso,

ele é uma continuação da postagem HOSPITÉRIO.

Divirta-se, se for possível!


CONTA OUTRAS


A construção do Hospitério (hospital+cemitério) continua, a farra também. Ria para não chorar: 2 coisas que Uberaba tem e que Uberlândia nunca terá: uma cidade grande perto e um hospital colado num cemitério. – Um médico do HR pergunta ao paciente: -O que você está sentindo? -Cheiro de gasolina (do posto ao lado), responde o doente. -Não é isso! diz o doutor. -O que você tem? -Tenho vontade de mudar para Uberlândia, responde nosso conterrâneo.

Em nossa cidade, “da maca pro caixão basta um pulo” – No HR um menino, ao tomar água, pergunta: -Pai, por que a água tá esquisita? -É o “clorume”, filho! – O médico dá aquela má notícia para a família do paciente internado no HR: -Fizemos todo o possível, mas ele resolveu mudar pro terreno ao lado.

O HR de Uberaba vai ser uma “coisa do outro mundo” – Sabe qual é o cúmulo do azar? É desmaiar, ser recolhido pelo SAMU (o que não é fácil, diga-se de passagem), ir para o Hospitério, ser atendido por um coveiro, e só acordar sob 7 palmos de terra! – E o cúmulo da sorte? É não desmaiar!!

Charge do Jornal A Voz: médico olha a “chapa” do paciente e diz: -Não se preocupe, o cemitério fica ao lado!

Leitores, desculpem se tratei um assunto tão sério com o mesmo escracho que alguns políticos o fazem.

Ironia do destino?

No Jornal da Manha deste Sábado, 15/10/2011, lê-se a reportagem: GM ignora sinalização e notifica donos de veículos no bairro Boa Vista.

O fato ocorreu na R. Menelick de Carvalho, em frente ao próprio jornal. Lá, um canteiro central da rua realmente está servindo de estacionamento, está legalizado, com placa e rebaixamento do meio fio e demarcação de vagas, tudo isso regulamentado e implantado pela Prefeitura em 2004.

Nunca concordei com a destinação imposta ao canteiro, pois se trata de um local onde estacionar nunca foi muito difícil, principalmente se levarmos em conta que nas redondezas existem poucos pontos comerciais e muitas residências. Não necessitamos deslocar nem 100 metros e já encontramos várias vagas disponíveis.

Vamos ao lado irônico da história: Em meados de 2004, a influente coluna Alternativa do JM, abriu fogo contra uma obra do então prefeito: a secretaria de planejamento do município resolvera implantar mão única de subida na Av. Fidélis Reis, diga-se de passagem, modificação esta que defendi, inclusive elaborando uma carta destinada à colunista.

A alteração, uma das melhores feitas em Uberaba, embora não subtraísse vagas para estacionar na Fidélis Reis, muito pelo contrário acrescia algumas, foi duramente criticada e serviu como incremento a um lobby para que o canteiro da R. Menelick de Carvalho, fosse liberado para estacionar (justamente em frente ao Jornal, situado na esquina formada pelas mesmas).

Quase oito anos depois, o candidato que se beneficiou da peleja, como que "por ironia do destino", resolve, à revelia da sinalização, multar os que param ali.

Nada como um mandato após o outro!

sábado, 15 de outubro de 2011

TINTA GUACHE

Já que o assunto da enquete é o caótico trânsito de Uberaba, estou divulgando meu artigo que está circulando no jornal EXPRESSO de hoje,

Bom voto!


TINTA GUACHE


A dinheirama das multas de trânsito deve ser aplicada na sinalização e melhoria das vias de tráfego. Para gerar “multa para todos”, a Prefeitura optou por utilizar radares de alta tecnologia, bem mais inovadora que de seus equipamentos da saúde, e a Guarda Municipal está com o “bloco na rua”.

Porém, na hora de pintar as faixas nas ruas usam uma tinta que de tão fracassada virou chacota, tem muita gente dizendo que as demarcações estão sendo feitas com tinta guache, aquela que lavou, choveu, saiu.

Em algum lugar onde necessitaria estar bem sinalizado já pintaram algum “pare”, que hoje existe apenas na memória de alguns vizinhos, pode olhar que você não vai ver.

Contrastando com a pintura das faixas que não duram nada, a sinalização no centro da cidade está abandonada há meia dúzia de anos, tudo em nome do projeto Água Viva. Sendo assim, os motoristas e pedestres têm que adivinhar onde é que elas seriam caso existissem, ou se valer de resquícios da década de 90.

A desculpa de não tingir as ruas que serão furadas e mal remendadas para passar manilhas de esgoto, cola tão mal quanto a tinta que usam, vulgo “tinta guache”.

Estamos em uma cidade que trocou seus radares antigos por outros digitais, porém continuou com sua administração analógica.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Estamos crescendo

Graças ao incentivo de pessoas que visitam este Blog e entram em contato para dar sugestões, ao Jornal Expresso e o Jornal Jumbinho que me acolhem como articulista e também o divulgam, à Rádio Sete Colinas que me permitiu propagá-lo ainda mais, este cantinho da Internet está crescendo.

Fica aqui firmado o compromisso de manter atualizado e afinado com os interesses das pessoas de bem desta cidade.

Todo e qualquer comentário que for postado será divulgado.

Você poderá votar e acompanhar os resultados de nossas irônicas enquetes.

OBRIGADO!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

100 saúde



De uma só tacada, Anderson Adauto e seus asseclas demitiram
100 funcionários que prestavam serviços à saúde dos uberabenses, que ficaram ainda mais sem saúde.

1- a notícia coincide com o aperto fiscal para fechar as contas de final de mandato,
2- se eles podiam ser demitidos por que estavam lá?
3- e se não podiam ser, por que foram?
4- é muita gente contratada e pouca gente concursada, sendo que a Lei recomenda exatamente o oposto.
5- se estava sobrando gente por que não tinha ninguém para controlar o vencimento dos 2517 kg de remédios que viraram cinzas?

Sem saúde, sem grana, mas com muitos impostos a pagar!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Horário de verão


Neste Sábado começa o horário de verão, temos que adiantar os relógios em uma hora, por isso acordaremos mais cedo para cumprir nossas atividades. O resultado imediato é o cochilo de crianças em sala de aula e a perda de concentração dos adultos, quer seja no trabalho ou no trânsito, aumentando num e noutro o risco de acidentes.

Ao longo dos anos, o governo procurou alimentar a crença de que a mudança de horário proporciona economia em sua casa. A verdade não é bem esta, seu consumo (junto com sua conta de luz), não muda.

Você costuma ouvir falar em horário de pico. No trânsito, por exemplo, é o momento de maior movimento de veículos, o que provoca lentidão e engarrafamento. Pois é, existe também o horário de pico do consumo de energia elétrica. Sendo que o gasto máximo, costuma ocorrer no final da tarde, e é provocado pela coincidência de fábricas em fim de expediente, gastos domésticos (chuveiros ligados) e acendimento (automático) da iluminação pública. É a hora que mais se têm hidrelétricas em atividade.

Este é o segredo: a mudança no relógio modifica o consumo de forma a diminuir o “tamanho” do pico. Exemplo: a maioria sai do trabalho antes dos postes começarem a “puxar” energia. Resultado: não é necessário que os governos invistam verbas na construção de novas usinas.

O horário de verão faz sobrar dinheiro para “outras prioridades”.

HOSPITÉRIO

Este artigo foi divulgado pelo Jornal Expresso há um bom tempo, depois disso o nome HOSPITÉRIO pegou e deverá ficar, talvez porque ele sintetize, em uma só palavra, tamanho desrespeito ao dinheiro público.

Contando com o mesmo recurso financeiro enviado pelo estado a Uberlândia, nossas "otoridades" conseguiram fazer bem pior!

Se você ainda não teve oportunidade visite neste blog a postagem Hospital levado a sério e compare.

MORTO DE RIR


Mal a Prefeitura escolheu fazer o hospital (HR), ao lado do cemitério e do posto de gasolina, as piadas começaram. Relaxe e ria, enquanto os políticos estão gargalhando de nós. Charge do Toninho em 30/5 no JU: Um fantasma diz a um moribundo internado no HR: “pense bem! com a janela aberta é mais fácil se acostumar com a vizinhança...”- Nomes para o HR: “Daquipráli”, Hospitério. São Paulo tem hospital do Mandaqui, Uberaba: Vaipráli.

Uberlandenses: Uberabense, de tão bobo, não sabe a diferenciar ambulância de rabecão - Morreu! Vai pelo túnel ou pela rampa? - Uberaba tem um hospital a 7 palmos dos 7 palmos.

Nossas: Anúncio: Enterro econômico é na “Funerária Vá a Pé”, oferta: combo: internação+velório+enterro - Ônibus: Cemitério, Via hospital - O médico encontra com coveiro no posto: “ morto de cansado!”, coveiro: “ cansado de morto” - Deu no Expresso: Acidente na Av. da Saudade: Entre mortos e feridos, uns foram prum lado outros pro outro – Convênio entre o HR e o cemitério pode viabilizar o macaxão: mistura de maca com caixão – Qual o cúmulo da praticidade? É suicidar pulando da janela do HR prá cair numa tumba. E do pão durismo? Ir visitar um paciente do HR, ficar sabendo que ele morreu e deixar o carro para o enterro - Hospital colado num posto de gasolina? Não é contra o código de postura? É, contra a postura e a cura, mas a favor da sepultura! Sábado têm mais, se eu não for pro Hospitério Regional.